Mundo

Ataque informático nos EUA afeta sistema de saúde e compromete serviços médicos

Um sistema de saúde privado nos Estados Unidos, Ascensão, foi alvo de um ciberataque que resultou no desvio de ambulâncias, faltas em consultas e bloqueios de acessos aos registos médicos.

Um representante da Ascensão relatou a deteção de “uma atividade rara” na rede de computadores na quarta-feira, afetando tanto o sistema de registos eletrónicos quanto o MyChart, que permite aos pacientes acessar os seus registos e contactar médicos.

Determinamos que isso é um incidente de segurança informática“, afirmou o porta-voz, acrescentando que a investigação e restauração levarão tempo, sem previsão de conclusão.

Peritos alertam para o aumento de ataques visando resgates nos sistemas de saúde, onde os invasores roubam dados antes de paralisar as redes, ameaçando divulgar informações confidenciais caso não sejam pagos.

No início deste ano, a Change Healthcare sofreu um ataque similar, resultando em interrupções nacionais nos sistemas de saúde. O CEO da UnitedHealth, Andrew Witty, admitiu o pagamento de um resgate de 22 milhões de dólares, porém os sistemas da empresa ainda não foram completamente restaurados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito