País
Em Destaque

Ataque contra imigrantes no Porto: Bloco de Esquerda denúncia discurso de ódio do Chega

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, acusa o partido Chega de fomentar ataques racistas contra imigrantes, após seis homens serem identificados e um detido pela posse de arma ilegal numa série de ataques na madrugada de sexta-feira no Porto.

No rescaldo dos recentes ataques contra imigrantes na cidade do Porto, Mariana Mortágua, representante do Bloco de Esquerda, não hesita em culpar o partido Chega, acusando-o de alimentar o ódio racial. “A legitimação que tem o discurso racista com a eleição de 50 deputados da extrema-direita cria uma onda que é favorável a este tipo de atos violentos“, sublinha Mortágua, destacando a preocupação crescente com a escalada da violência contra imigrantes.

Mortágua destaca a urgência de enfrentar o racismo de frente, reconhecendo a sua presença em Portugal e confrontando o país com o seu passado colonial. “Há um problema de racismo em Portugal. Há um passado colonial com o qual Portugal vai ter que lidar e vai ter que lidar fazendo essa história, reconciliando-se com o seu próprio passado“, destaca a coordenadora do Bloco de Esquerda, apelando à necessidade de uma reflexão coletiva sobre o tema.

Os eventos que desencadearam esta discussão ocorreram durante a madrugada de sexta-feira, quando um grupo de indivíduos atacou violentamente um grupo de imigrantes no Porto. Seis homens foram identificados pelas autoridades, com um deles sendo detido por posse ilegal de arma.

Segundo relatos da Lusa, os agressores, munidos de paus e possivelmente de uma arma de fogo, atacaram um total de dez imigrantes na sua habitação. Os incidentes ocorreram em duas localizações distintas da cidade, com imigrantes sendo agredidos no Campo 24 de Agosto por volta da 01:00 e na Rua Fernandes Tomás duas horas mais tarde.

A polícia continua a investigar os eventos e buscando esclarecer os detalhes desses ataques chocantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito