País
Em Destaque

“Assessor fantasma” contratado pelo Ministério da Defesa e que não escreveu uma única linha

O Ministério da Defesa contratou o ex-administrador do Alfeite para realizar um estudo para a idD, mas este nunca escreveu uma linha nem nunca foi vista na empresa pública. A polémica já fez a primeira baixa dentro da Defesa, o secretário de Estado apresentou a sua demissão.

Esta é uma das muitas polémicas que envolvem o secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, que contratou o ex-administrador do Alfeite, José Miguel Fernandes, para a realização de um estudo sobre Economia da Defesa na idD Portugal Defence, uma holding que está ligada a indústrias de Defesa. Contudo, o “assessor” contratado nunca foi visto na empresa e o caso está a gerar polémica, que já fez a primeira baixa no Ministério da Defesa, com a apresentação de demissão do secretário de Estado.

José Miguel Fernandes teria a função de realizar o estudo, este publicado em dezembro de 2021, mas o gestor nunca escreveu uma única linha nesse estudo, apesar do seu nome constar no documento. O que terá feito ao longo de todo o relatório foi o envio de dois comentários a uma parte do estudo, por email, indica Ricardo Pinheiro Alves, ex-diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia e agora vice-presidente do conselho de estratégia do CDS.

Na altura da contratação como assessor do estudo, José Miguel Fernandes tinha apresentado a sua demissão do Alfeite, alegando “questões pessoais”. A ministra da Defesa, Helena Carreiras, tem em mãos mais um problema após muitos, pois o seu ministério tem estado na mira da oposição devido à revelação do mesmo em que recebeu 61 mil euros por uma assessoria de cinco dias.

A Assembleia da República já designou uma audição à ministra da Defesa sobre o caso.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito