Assembleia Municipal de Palmela elege nova mesa e reforça apelo à proximidade com os cidadãos
A Assembleia Municipal de Palmela reuniu-se esta terça-feira, 4 de novembro, para a eleição da nova mesa, num ato que marcou o início de um novo ciclo autárquico, pautado pela defesa da democracia, da transparência e da proximidade com a população.
A sessão decorreu na Biblioteca Municipal de Palmela e teve como ponto único a eleição da nova mesa da Assembleia Municipal, onde foram apresentadas duas listas a votação: a Lista A, proposta pelo Chega, e a Lista B, apresentada conjuntamente pelo Partido Socialista (PS) e pela CDU.
Após votação secreta, a Lista B foi eleita com 15 votos, contra 10 votos para a Lista A e quatro votos em branco. A mesa ficou assim composta por João Pedro Marçal Fialho Perdigão Leitão (presidente), Diamantino de Sousa Pereira (primeiro-secretário) e Érica Sofia Carreiro Ribeirinho (segunda-secretária).
Na abertura da sessão, o presidente cessante, José Carlos Sousa, foi homenageado pelo trabalho desenvolvido durante o último mandato, homenagem essa feita pela mesa composta pelo partido com mais votos que perderia para a lista B. O novo presidente da Assembleia Municipal, João Pedro Leitão, destacou no discurso de tomada de posse a importância da descentralização das reuniões por todas as freguesias do concelho — Palmela, Quinta do Anjo, Marateca e Pinhal Novo — para reforçar a ligação às populações.
“A escuta ativa e a proximidade são os ingredientes necessários para que os problemas das pessoas sejam efetivamente resolvidos”, afirmou João Pedro Leitão, garantindo que a nova mesa atuará com transparência, cooperação e sentido de missão pública.
A presidente da Câmara Municipal, Ana Teresa Vicente, foi também felicitada pelos representantes das várias bancadas, com votos de sucesso para o novo ciclo autárquico.
Durante a sessão, os líderes das diferentes forças políticas deixaram mensagens de respeito institucional e compromisso com a democracia local, sublinhando a importância de um mandato “construtivo, participativo e ao serviço das populações”.
“Cada decisão exigirá ponderação, mas também ação firme. Como disse José Saramago: não tenhamos pressa, mas também não percamos tempo”, concluiu o novo presidente da Assembleia.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







