Crime
Em Destaque

ASAE desmantela armazém ilegal com mais de 10.000 litros de produtos alimentares

Operação da ASAE resulta em apreensão significativa de azeite, vinho e mel.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu aproximadamente 10.700 litros de azeite, vinho e mel num armazém ilegal localizado no distrito de Viseu, com um valor estimado em 22.300 euros, segundo comunicado divulgado esta quarta-feira.

Através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), a ASAE efetuou mandados de busca tanto domiciliários e não domiciliários, no contexto de um inquérito por suspeita de fraude sobre mercadorias. Durante a operação, focada na verificação da autenticidade e qualidade dos produtos alimentares, foram apreendidos 9.505 litros de óleo alimentar, mais de oito mil rótulos, muitos dos quais com as menções “azeite virgem” ou “azeite virgem extra”, 1.150 litros de produto vínico suspeito de ser vinho licoroso e 33 litros de mel.

Adicionalmente, foi constatado que o produto vínico não possuía rotulagem ou registo no Instituto da Vinha e do Vinho, IP, e o mel também se encontrava sem rótulo. No seguimento das apreensões, foram colhidas amostras de óleo alimentar para análise no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, visando verificar tanto os parâmetros sensoriais quanto a conformidade físico-química e legal das rotulagens.

O valor total dos produtos apreendidos ascendeu a 22.300 euros, conforme estimativas do organismo sob a tutela do Ministério da Economia. A ASAE sublinhou que continuará a desenvolver ações de fiscalização por todo o território nacional, visando garantir uma concorrência leal entre operadores económicos e salvaguardar a segurança alimentar e a saúde pública dos consumidores.

Os consumidores foram alertados para estarem atentos a ofertas de produtos com preços significativamente abaixo do mercado, pois estes podem induzir em erro, sendo comercializadas outras substâncias oleicas como azeite.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito