A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu uma grande quantidade de vinho em Gouveia, após uma operação de fiscalização que visa combater práticas fraudulentas na indústria vitivinícola. A ação, conduzida pela Brigada Especializada de Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro, detetou irregularidades no armazenamento e rotulagem de vinhos.
Durante a inspeção, as autoridades encontraram 1.714,50 litros de vinho rosé e 5.290 litros de vinho branco prontos para venda, que não foram devidamente comunicados ao Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), entidade que regula o setor. Além do vinho, 20.870 rótulos foram também confiscados, com um valor total de aproximadamente 19.000 euros.
A legislação exige que, para produtos sem Denominação de Origem ou Indicação Geográfica, os responsáveis pela comercialização submetam previamente os rótulos ao IVV para avaliação. Esta medida visa assegurar a transparência e proteção do consumidor, evitando práticas enganosas no mercado, avança o comunicado da ASAE.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito