AmbientePalmelaSesimbraSetúbal

Arrábida | Assinado protocolo para valorizar a conservação do património natural do Parque

Protocolo estabelece a cooperação e a colaboração entre as câmaras de Setúbal, Sesimbra e Palmela, e a direção regional do ICNF.

Foi assinado na passada segunda-feira, dia 14, um protocolo entre as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, e a direção regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, no Forte da Albarquel, no âmbito do Encontro Sado-Arrábida.

O documento, assinado por André Martins (presidente da Câmara de Setúbal), Álvaro Amaro (presidente da Câmara de Palmela), Francisco Jesus (presidente da Câmara de Sesimbra), e Rui Pombo (diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo), prevê a colaboração das entidades “nos domínios da proteção, conservação e valorização da natureza e dos bens naturais do Parque Natural da Arrábida”.

O protocolo também se compromete com a cooperação “no desenvolvimento de estratégias para a orientação, regulamentação e operacionalidade das atividades de turismo de natureza, de caráter desportivo, recreativo, lazer e culturais”, como o turismo de natureza e a “marcação, sinalização e manutenção de percursos pedestres, cicláveis e equestres, assim como nas estratégias e suportes de comunicação e divulgação“. Em relação a este último aspeto, serão criadas sete pequenas rotas (3 em Sesimbra e 4 em Palmela), que totalizam 45km, e um Grande, “que liga a Costa Vicentina à lagoa de Albufeira e à paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, com cerca de 60 quilómetros“.

Os projetos previstos no protocolo são apoiados pelas três câmaras municipais e financiados pela Poseur – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito