Arrábida a caminho do reconhecimento global? PCP acompanha candidatura a Reserva da Biosfera da UNESCO
A visita do Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, à Arrábida, reforça a importância da candidatura da região ao estatuto de Reserva da Biosfera da UNESCO, um reconhecimento que pode impulsionar a sustentabilidade e o turismo local.

A Serra da Arrábida deu mais um passo na sua caminhada para o reconhecimento global. O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, acompanhado por uma delegação do partido, visitou a região para acompanhar de perto o processo de candidatura à distinção de Reserva da Biosfera da UNESCO. A visita ocorreu em articulação com a Associação de Municípios da Região de Setúbal, entidade coordenadora da iniciativa.
Esta candidatura, promovida pelas autarquias de Palmela, Sesimbra e Setúbal, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pretende reconhecer e valorizar os recursos naturais, culturais e económicos da Arrábida, envolvendo um vasto leque de agentes locais, desde empresas e associações a instituições públicas e população.
Durante a visita, a delegação do PCP teve contacto com a biodiversidade única da região, explorando as suas matas preservadas, a diversidade geológica que inclui três monumentos naturais, e a paisagem inspiradora que, ao longo dos séculos, serviu de musa para artistas como Sebastião da Gama. A Arrábida é também um símbolo histórico e cultural, sendo palco de tradições e atividades económicas fundamentais para o desenvolvimento da região desde a antiguidade.
A candidatura à Reserva da Biosfera representa um compromisso sério com a sustentabilidade, ao destacar a harmonia entre a atividade humana e a conservação ambiental. A distinção pode abrir portas para um turismo mais sustentável, fomentar a proteção dos ecossistemas e fortalecer a economia local com base em práticas ecológicas e circuitos de produção locais.
A presença do PCP neste processo sinaliza uma atenção política acrescida ao desenvolvimento e preservação do património natural e cultural da região. A decisão da UNESCO será aguardada com expectativa, podendo trazer um novo estatuto de reconhecimento internacional para a Arrábida.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito