Distrito de Leiria
Em Destaque

Arcebispo de Barcelona lidera peregrinação em Fátima

O arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, vai conduzir a peregrinação internacional aniversária de maio em Fátima, marcada pela expectativa de milhares de fiéis, incluindo grupos de mais de 20 países.

O cardeal Juan José Omella, proveniente de Barcelona, estará à frente da peregrinação internacional aniversária de maio em Fátima, Portugal. Esta será sua estreia na condução de uma grande peregrinação na Cova da Iria. Anteriormente, em 2023, esteve em Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, elogiando o caloroso acolhimento dos jovens espanhóis.

D. Juan José Omella, ordenado presbítero em setembro de 1970, teve uma longa trajetória eclesiástica, sendo nomeado bispo auxiliar de Saragoça em julho de 1996. Mais tarde, em julho de 2017, foi eleito cardeal pelo Santo Padre.

O Santuário de Fátima destaca que a peregrinação internacional aniversária de maio recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos em 1917, com o apelo à oração diária do terço pela paz mundial e o fim das guerras. A programação da peregrinação, marcada para 12 e 13 de maio, inclui momentos de oração coletiva, bem como períodos de silêncio e reflexão.

A chegada de milhares de fiéis é esperada, com cerca de uma centena de grupos já inscritos. Além dos peregrinos portugueses, grupos organizados de mais de 20 países, predominantemente da Europa, Ásia e América, também confirmaram presença.

O Santuário de Fátima informa que a gestão da chegada dos peregrinos será coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana, com um reforço de meios a partir de 11 de maio para monitorizar o tráfego e apoiar os peregrinos. Nos dias 12 e 13 de maio, haverá um aumento de recursos no caminho dos Pastorinhos, nos Valinhos, e em Aljustrel, próximo às casas dos Pastorinhos.

Para os peregrinos que chegam a pé, o Santuário de Fátima disponibiliza alojamento a partir das 14h00 de 9 de maio, com capacidade para cerca de 500 pessoas em regime de camaratas, por ordem de chegada. A inscrição é feita pessoalmente no secretariado, sem necessidade de marcação prévia, incluindo a distribuição de senhas para refeições leves e café da manhã.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito