AtualidadeDistrito de Setúbal

APAV regista aumento de crimes contra idosos e Almada lidera queixas no distrito

Crimes contra idosos aumentaram

O maior número de idosos apoiados pela APAV no distrito de Setúbal, está localizado no concelho de Almada, com um total de 40 queixas recebidas, revela o estudo Estatísticas APAV | Pessoas Idosas Vítimas de Crime e Violência, referentes aos anos 2021-2023.

O estudo publicado esta terça-feira, assinala o Dia Internacional da Pessoa Idosa, 1 de Outubro, e apresenta os dados estatísticos referentes aos processos de apoio desenvolvidos presencialmente, por telefone, e-mail e online pelos 84 serviços de proximidade da APAV.

Durante este período, a APAV apoiou um total de 4.793 pessoas idosas vítimas de crime e de violência, tendo ocorrido um aumento significativo de 4,8% entre 2021 e 2023.

Neste período registaram-se 8.921 tipos de crime e outras formas de violência, destacando-se os crimes de violência doméstica (77,5%), ameaça e coação (4,1%) e injúria e difamação (3,5%).

No que diz respeito ao perfil da vítima, esta é geralmente do sexo feminino (76,7%). Já o/a autor/a do crime é em cerca de 53,9% das situações do sexo masculino. Em 30,2% dos casos, a vítima é pai ou mãe do/a autor/a do crime.

Relativamente ao distrito de Setúbal, foram atendidas 392 vítimas, colocando o distrito em quinto lugar na listagem por distritos, liderada pelo distrito de Lisboa, onde foram apoiadas 1.036 vítimas, seguindo-se o Porto com 787 vítimas, Faro com 622 e Braga com 543 pessoas apoiadas.

Na distribuição por municípios relativamente ao número de pessoas apoiadas pela APAV, depois de Almada, o concelho de Setúbal está em segundo lugar, com 21 atendimentos; seguindo-se o Seixal, com um total de 20 vítimas; Palmela e Barreiro, ambos com 14 atendimentos; Moita com 10 vítimas apoiadas; Sesimbra com 9 pessoas; Montijo com 4 atendimentos, Santiago do Cacém e Sines com 2, e por fim, Alcácer do Sal e Alcochete com 1 atendimento. Em Grândola não há registo de atendimentos.

A APAV está disponível para ajudar através Linha de Apoio à Vítima 116 006 — dias úteis, das 08h00 às 23h00 — chamada gratuita e confidencial ou através do e-mail lav@apav.pt.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *