País
Em Destaque

Anunciados os 30 finalistas da 3.ª edição do programa “Astronauta por um Dia”

A Agência Espacial Portuguesa anunciou os 30 finalistas da terceira edição do programa “Astronauta por um Dia”, que oferece a jovens estudantes a oportunidade de realizar um voo parabólico a bordo do Airbus A310, operado pela empresa francesa Novespace. 

Este ano, pela primeira vez, há finalistas oriundos dos distritos de Madeira, Castelo Branco e Viana do Castelo. Além disso, Lisboa deixou de ser o distrito com maior representatividade, sendo agora liderado por Aveiro e Setúbal, com cinco finalistas cada.

O processo de seleção envolveu várias etapas que testaram habilidades como motivação, criatividade, perceção espacial, interpretação, aptidões físicas e habilidades de comunicação. A primeira fase do concurso registou um número recorde de 634 inscrições. Dos 30 finalistas selecionados, 14 são mulheres e 16 são homens. A maioria dos finalistas (24) está inscrita no ensino secundário, enquanto 6 frequentam o ensino básico.

Os finalistas participarão de atividades e sessões de formação a partir de 26 de setembro, culminando com o voo programado para 29 de setembro. O programa “Astronauta por um Dia” conta com o apoio da Força Aérea Portuguesa, Ciência Viva, a Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Hugo André Costa, diretor-executivo da Agência Espacial Portuguesa, destacou que a edição deste ano alcançou um dos maiores objetivos do programa: chegar a todo o país. A presença de finalistas de diversos distritos e regiões autónomas ajudará a aproximar cada vez mais os jovens e as suas comunidades do espaço. 

Marta Gonçalves, gestora de programas de Ciência e Educação na Agência Espacial Portuguesa, afirmou que a proeminência de estudantes do ensino secundário é expectável, pois estes jovens têm uma ideia clara sobre as carreiras que pretendem seguir e procuram experiências relacionadas com as suas afinidades.

Este ano, o “Astronauta por um Dia” voltou a bater recordes, confirmando a popularidade e a importância desta iniciativa no desenvolvimento de futuros talentos para o setor espacial.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito