António Guterres e oito jornalistas portugueses condecorados em Timor-Leste
Condecoração surge na sequência dos 25 anos do referendo independentista de Timor-Leste e como reconhecimento do papel destas personalidades no processo.
Foram ontem condecorados, pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, oito jornalistas portugueses, com a Medalha do Ordem de Timor-Leste, pelo seu papel “fundamental para chamar a atenção sobre a resistência e o sofrimento do povo timorense“.
Os oito jornalistas portugueses são os seguintes: António Pedro Valador (RTP), Pedro Miguel Duarte Costa e Bento Rodrigues, (SIC), Paulo Nogueira, Pedro Sousa Pereira e Fernando Peixeiro (agência Lusa), e Pedro Manuel Mesquita e José Luís Ramos Pinheiro (Rádio Renascença).
O comunicado de imprensa, que acompanhou a revelação das personalidades condecoradas, assinala, também, a “dedicação à verdade e à justiça amplificou a voz do povo, e as suas histórias ajudaram a galvanizar o apoio internacional à nossa causa“.
Para além deste oito jornalistas, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, recebeu, das mãos de Ramos-Horta, o Colar da Ordem de Timor-Leste, “como forma de reconhecimento pelo seu contributo para a autodeterminação e independência do país“, na qualidade de Primeiro-Ministro de Portugal, em 1999. António Guterres é descrito pela Presidência de Timor-Leste como “um defensor proeminente do direito do povo de Timor-Leste à autodeterminação e independência, desempenhando um papel fundamental na resolução da questão do país“.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito