MundoPolítica
Em Destaque

António Costa assume Presidência do Conselho Europeu

Está confirmada a aceitação de António Costa para assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu.

António Costa foi confirmado como o novo presidente do Conselho Europeu, marcando um momento histórico tanto para Portugal quanto para o Partido Socialista. A confirmação ocorreu durante uma reunião na tarde de quinta-feira, consolidando uma nomeação que já era esperada por muitos.

O ex-primeiro-ministro de Portugal foi eleito pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia para um mandato de dois anos e meio. Esta eleição faz dele o primeiro português e o primeiro socialista a ocupar este cargo de destaque em Bruxelas.

Fontes diplomáticas revelam que a decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho Europeu em Bruxelas. Além de Costa, foi também proposto o nome de Ursula von der Leyen para um segundo mandato à frente da Comissão Europeia, que depende da aprovação do Parlamento Europeu. Adicionalmente, a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, foi nomeada para Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, aguardando também a eleição pelo colégio de comissários.

Costa sucede ao belga Charles Michel, que estava no cargo desde 2019. Esta nomeação, feita por maioria qualificada, segue-se à sua demissão do cargo de primeiro-ministro de Portugal devido a investigações judiciais. A liderança do Conselho Europeu coloca Costa à frente da instituição que reúne os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu.

António Costa inicia assim um novo capítulo na sua carreira política, prometendo fortalecer a coesão e a colaboração entre os países membros da União Europeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito