AtualidadeSeixal

Amora recebe festa de encerramento da 9.ª edição do Kid’s Guernica

O Parque Municipal do Serrado, em Amora, recebe a Festa de Encerramento da 9.ª edição do projeto Kid’s Guernica esta sexta-feira, 24 de maio, e junta cerca de 5 mil alunos de escolas da região de Setúbal.

A cada ano é escolhido um tema e este ano, como não poderia deixar de ser, a iniciativa assinala os 50 anos do 25 de Abril, como marco fundamental na instauração da Democracia no país.

A festa assinala o final do projeto, em que alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário da região de Setúbal são desafiados a criar trabalhos artísticos sobre a paz, assinalando o bombardeamento da cidade Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Na festa de encerramento, os alunos finalizam a pintura do trabalho vencedor numa tela gigante, em momentos de partilha, cooperação e cumplicidade, e serão exibidos todos os trabalhos realizados.

Além da pintura da tela, decorrem atividades desportivas e culturais durante todo o dia no Parque do Serrado.

A iniciativa é organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, em parceria com os municípios e as escolas da região. A festa de encerramento é organizada em parceria com a Câmara Municipal do Seixal.

O projeto Kid’s Guernica é um projeto artístico internacional, que surge da vontade de promover os valores da paz, através da expressão artística, assinalando o bombardeamento da cidade Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola, confiando às crianças e jovens do mundo inteiro a tarefa de realizar coletivamente uma tela sobre o tema da paz, com as dimensões da emblemática pintura «Guernica» de Picasso, de 7,8 metros por 3,5 metros.

Em Portugal, esta iniciativa é organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal em parceria com os municípios e as escolas da região.

A animação em palco está a cargo do Projeto Clave – Escola Secundária Manuel Cargaleiro; Grupo de percussão e Samba «Sons do Mundo» – Escola Secundária de Amora e Banda da Escola Secundária da Amora; Ateliê de hip-hop – Via Urbana; DJ Tarik Chand e Via Urbana; «Vozes D’Alcácer» – Escola Básica Pedro Nunes, Alcácer do Sal.

Pelas 15h00 terá lugar a cerimónia de entrega de prémios.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito