InauguraçãoSeixalSeixal

Amora | Creche O Caracol inaugurada pelo Bispo de Setúbal e Secretário de Estado da Proteção Civil

Novo espaço inaugurado este sábado

O novo espaço da creche ‘O Caracol’, equipamento da responsabilidade do Centro de Assistência Paroquial de Amora (CAPA), foi inaugurado este sábado oficialmente, com a bênção do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, e as presenças do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, e do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, entre outras entidades e também Tony Carreira e Mikael Carreira marcaram presença.

Situada junto ao Parque Urbano das Paivas, na Amora, e com concepção do arquitecto Júlio Nunes, a creche entrou em funcionamento a 27 de setembro e recebe 85 crianças, dos 5 aos 36 meses.

“Trata-se de um espaço concebido como quatro cabanas, onde predomina a madeira, e que está predominantemente virado para o Sol, mas sem permitir que as salas aqueçam demasiado, garantindo que as crianças se sintam confortáveis num edifício que é sustentável, e lhes permite ainda uma ligação visual com o exterior”, explicou ao Diário do Distrito o arquitecto Júlio Nunes.

“Em 1952 nascia o Centro de Assistência Paroquial de Amora (CAPA), e em 1980, deu-se a construção da creche O Caracol” recordou Geraldo Finatto, pároco e presidente do CAPA, na cerimónia protocolar.

“São 72 anos dedicados ao acolhimento de crianças e 39 anos que este Caracol os ajuda a crescer”, recordou o pároco, que recuou na história até 1996 “quando se começou a sonhar com as novas instalações, mas só agora conseguimos concretizar este sonho”.

Com agradecimentos “à Câmara Municipal do Seixal e à Segurança Social” não deixou de frisar o esforço económico para concretizar o projecto. “Tivemos de ir buscar todas as nossas economias feitas durante anos, mas tínhamos muitas famílias à espera. Não foi um caminho fácil, porque surgiam muitas exigências. No entanto, hoje temos cá 85 crianças, que aqui vão crescer e o CAPA tem muito orgulho em fazer parte desta história.”

Os agradecimentos foram dirigidos aos apoios da Segurança Social e da autarquia, com a cedência do terreno e “ajuda económica”.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Nelson Ramos, frisou “o enorme orgulho e alegria de estar a assistir à inauguração do renovado O Caracol, espaço que cruza a história da nossa freguesia.

Iniciado em 1975, com a então Associação de Pais do Muxito, viria à posse da Junta de 1980 a 1982, quando passou para o CAPA. No presente, O Caracol encontrou parcerias que lhe deram forças para continuar.”

Necessidade de aumentar a natalidade, mas garantir rede de apoio à infância

Na sua intervenção, o presidente da autarquia, Paulo Silva, deixou diversos agradecimentos e destacou “o momento de grande alegria para todos, vermos o velhinho Caracol dar lugar a este espaço renovado e com uma arquitectura extraordinária.

Este é o primeiro de vários outros equipamentos que o município está a construir ou requalificar, em parcerias com as IPSS, o que torna o Seixal um dos concelhos com maior rede de apoio à infância, e dou como exemplo o projecto, também com o CADA, da creche no Pinhal Conde da Cunha, que está a arrancar.”

O autarca focou a necessidade do “aumento da natalidade” mas relembrou os problemas “que os casais jovens enfrentam no momento de deixar a sua criança e retomarem os empregos após as licenças de parto. Fazer filhos é um acto de amor, mas depois falta o ‘restante’.”

Dos projectos que a autarquia prepara, Paulo Silva destacou “dois novos equipamentos e a renovação de outro, na área da deficiência; a construção dos lares de idosos com as Associações de Reformados de Fernão Ferro; de Casal do Marco e de Pinhal de Frades; e ainda uma residência partilhada para pessoas em situação de sem-abrigo, com a Criar-T”.

Depois de referir “a abertura dos concursos para os Centros de Saúde de Paio Pires e de Foros de Amora”, o edil deixou um agradecimento ao actual Governo.

“Ficámos muito contentes de saber que as nossas onze escolas do 2.º e 3.º ciclo foram todas mapeadas para receber obras de requalificação, algo pelo qual lutámos junto da tutela. E outra boa notícia foi a de que a Escola Secundária de Fernão Ferro irá ser construída.”

Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, “e meu camarada de lutas no curso de direito”, Paulo Silva não deixou de apelar “à construção do Hospital no Seixal, para o qual sabemos que está definida verba.

‘Água benta já está guardada’

Acerca de tantos projectos apresentados pelo autarca, e com o bom humor que o caracteriza, D. Américo Aguiar garantiu “já ter guardada a água benta” para a bênção destes espaços, e frisou também a “atenção que é preciso para cumprir o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Antigamente dizíamos que não se fazia porque não havia dinheiro, mas se não tivermos cuidado, poderemos vir a dizer que tínhamos o dinheiro e não conseguimos fazer tudo a tempo.”

O Bispo de Setúbal relembrou que “o mais difícil não é construir (e esta obra arrastou-se no tempo porque escolheram como mascote um caracol, deviam ter escolhido um animal mais rápido), mas o problema é manter depois essas instituições.

As parcerias são importantes, mas a gestão das IPSS é cada vez mais difícil e complicada. Basta dizer que uma boa notícia, como o aumento do salário mínimo, que em Portugal é miserável, para deixar as IPSS a tremer, a pensar como podem pagar esse pequeno aumento aos seus funcionários.”

D. Américo Aguiar destacou ainda que “este domingo o nosso Papa definiu como ‘Dia Mundial dos Pobres’ e por isso incentivo-vos não apenas a uma reflexão, mas também a uma ação concreta de ajuda a quem precisa.”

Importância de dar condições aos jovens para constituir família

Por fim, Paulo Ribeiro, explicou a sua presença pela impossibilidade de agenda da Ministra da Segurança Social, “mas isso deu-me também a oportunidade de estar numa inauguração que nos alegra a todos, no meu distrito, depois de tanto tempo em que só aparecia para falar de incêndios ou inundações.

Esta obra foi o culminar de muito trabalho, dos que aqui trabalham até ao pároco que perdeu noite a pensar como obter verba, e foi construída com o dinheiro de todos os contribuintes, porque as verbas do Governo e da Câmara são obtidas através dos impostos que todos pagamos.”

Numa referência à presença de Tony e Mikael Carreira, salientou que o artista “é um embaixador que nos tem ajudado a lidar com a forma como as pessoas estão nas estradas. E embora este não seja o tema de hoje, é importante ver como de uma fatalidade pode surgir a oportunidade de ajudar os outros”.

Paulo Ribeiro destacou o papel das IPSS e da Igreja “para construir a nossa sociedade e também no apoio à natalidade, através da construção e manutenção das creches e jardins-de-infância. É importante o incremento da natalidade, mas também dar condições para que os jovens tenham filhos, os possam criar e ficar por cá.”

Sobre o Hospital no Seixal, respondeu que “temos poucos médicos, e há que resolver esse problema, porque de outro modo não adianta ter hospitais vazios ou equipamentos de fachada”.

Uma garantia Paulo Ribeiro deixou ao município: “o posto da GNR da Aldeia de Paio Pires não irá fechar, e a PSP do Seixal irá ter uma nova esquadra, porque as actuais condições não dignificam quem ali trabalha.”

A creche O Caracol resulta de uma candidatura ao programa PARES 2.0, sendo que o financiamento privado, que ascende a 742 mil 185 euros, foi comparticipado pela Câmara Municipal do Seixal.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito