CrimeDestaqueInternacionalPaís
Em Destaque

Álvaro Sobrinho multado em 204 euros, por faltar ao julgamento

O julgamento refere-se a acusação de desvio milhares de milhões de euros pelos ex-responsavei dos BES, num dos maiores escândalos financeiros da banca portuguesa

O antigo presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, foi esta segunda-feira multado em 204 euros por faltar à primeira sessão do julgamento onde responde por 18 crimes de abuso de confiança e cinco de branqueamento de capitais.

O Tribunal Central Criminal de Lisboa aplicou uma coima correspondente a duas unidades de conta, o equivalente a 204 euros, depois de o arguido não ter comparecido na audiência marcada para esta segunda-feira, 5 de maio.

A defesa de Álvaro Sobrinho, de nacionalidade angolana e residente em Angola, justificou a ausência com a validade limitada a 90 dias do visto que lhe permitia entrar em Portugal, alegando que tal impedia a sua presença. 

No entanto, o coletivo de juízes rejeitou o argumento, considerando que “ainda que de prazo inferior, não se entende existir qualquer impedimento à presença no julgamento”. Também foi indeferido o pedido para que Sobrinho acompanhasse o processo por videoconferência.

Dos cinco arguidos, outros dois estiveram ausentes com autorização do tribunal: Ricardo Salgado, ex-líder do BES, devido ao diagnóstico de Alzheimer — doença neurodegenerativa irreversível — e o empresário luso-angolano Hélder Bataglia, por residir em Angola. Estiveram presentes os arguidos Amílcar Morais Pires, antigo braço-direito de Ricardo Salgado, e Rui Silveira, ex-administrador do BES.

O processo está centrado no alegado desvio de fundos entre 2007 e 2012, resultante de um financiamento do BES ao BESA, através de linhas de crédito do Mercado Monetário Interbancário (MMI) e operações de descoberto bancário. 

O Ministério Público estima que os arguidos tenham obtido vantagens ilícitas no valor total de cerca de cinco mil milhões de euros e mais de 210 milhões de dólares.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

19 Comentários

  1. Haverá algum empresário ou político em Portugal que não seja um bandido?

  2. Continuem a votar na mesma corja que governa o país há cinquenta anos, e depois digam que estas e outras, estão mal!

  3. Não é mais do que os outros. Olha vem me este agora…..

  4. Alguém acha que este processo leva a algum lado? 🤔 Hein?

  5. É o que costuma dar de gorjeta quando come fora.

  6. Tanto dinheiro?
    N sei se vai conseguir pagar😂