Alvalade veste-se de gala no Portugal x Irlanda: Cristiano Ronaldo e companhia querem carimbar mais uma vitória rumo ao Mundial 2026
A Seleção Nacional recebe este sábado (11) a República da Irlanda, no Estádio José Alvalade em Lisboa, num jogo de qualificação para o Mundial de 2026. O encontro tem início às 19h45 e será transmitido em direto na RTP1 e na Sport TV1.
Portugal quer manter o embalo contra a Irlanda e continuar a dominar o grupo de qualificação para o próximo Mundial
Portugal regressa este sábado (11) ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, para defrontar a República da Irlanda. O desfecho deste duelo poderá ajudar a reforçar a liderança da equipa no Grupo F da fase de qualificação para o Mundial de 2026.
O conjunto orientado por Roberto Martínez chega em boa forma, depois de um arranque duplamente vitorioso, com triunfos fora de casa contra Arménia (0-5) e Hungria (2-3) – provavelmente o jogo mais complicado, em teoria, desta fase. Portanto, os lusos prometem uma exibição à altura das expetativas de um estádio que deverá estar cheio.
A equipa portuguesa continua a mostrar um futebol ofensivo e consistente, com Cristiano Ronaldo a liderar o ataque e jogadores como Nuno Mendes, Bruno Fernandes, Vitinha, Rafael Leão ou Pedro Neto a darem criatividade e velocidade ao setor ofensivo. O técnico espanhol mantém o foco numa filosofia de posse, criatividade e intensidade. Porém, terá imensa qualidade individual ao seu dispor para tentar conseguir resolver o jogo o mais cedo possível.
Irlandeses tentarão contrariar “uma das seleções mais fortes da Europa”
A República da Irlanda, comandada pelo islandês Heimir Hallgrímsson, chega a Lisboa com o objetivo de surpreender os atuais campeões da UEFA Nations League. Apesar de um início de qualificação negativo, após um empate caseiro (2-2) contra a Hungria e uma derrota como visitantes (2-1) frente à Arménia, os irlandeses ainda mantêm a devida ambição. Por isso, prometem dar luta com um estilo de jogo assente na organização defensiva, nas bolas paradas e nas transições rápidas.
Entre os nomes em destaque está Evan Ferguson, jovem avançado dos ingleses do Brighton, que representa uma das maiores esperanças do futebol irlandês. O técnico islandês reconheceu em conferência de imprensa que Portugal é “uma das seleções mais fortes da Europa”. No entanto, garantiu que a sua equipa “vai lutar até ao fim por um resultado positivo”.
Ausências nacionais e histórico bastante favorável
Neste momento, existem duas ausências lusas em destaque para este jogo. Por um lado, o lateral João Cancelo (Al-Hilal) tem uma lesão no tendão da perna esquerda, com previsão de recuperação entre 6 a 8 semanas. Por outro lado, o médio João Neves (PSG) lesionou-se recentemente e foi inclusive substituído pelo defesa-esquerdo Nuno Tavares (Lazio) na convocatória.
A última derrota de Portugal frente à República da Irlanda foi há 20 anos: em 2005, os irlandeses venceram por 1-0, num jogo de preparação. Já o último jogo entre as duas equipas foi há 16 meses: numa partida de preparação realizada em junho de 2024 e onde Portugal venceu por 3-0. Por fim, em termos totais, os dois conjuntos defrontaram-se por 16 vezes, com vantagem para a seleção lusa com nove vitórias, contra quatro triunfos dos irlandeses.
Um triunfo deixará Portugal mais perto de garantir o apuramento direto, com possibilidade de confirmá-lo na próxima terça-feira (14), e consolidará a liderança do grupo. Cristiano Ronaldo, que já soma 223 internacionalizações e tornou-se no primeiro futebolista a atingir uma fortuna de mil milhões de euros, deverá ser teoricamente uma das figuras do encontro, tentando ampliar o seu recorde de golos e contribuir para o triunfo.
Onzes prováveis
Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Vitinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.
Irlanda: Caoimhin Kelleher, Jake O’Brien, Nathan Collins, Dara O’Shea, Chiedozie Ogbene, Josh Cullen, Jason Knight, Ryan Manning, Jack Taylor, Finn Azaz e Evan Ferguson.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







