CulturaSantiago do Cacém

Alvalade Medieval: veja por onde pode circular

A 21ª edição de Alvalade Medieval promete muita história, e muita animação, mas irá começar a mexer com o trânsito já a partir de dia 7.

Sob o tema “Os Besteiros”, a 21ª edição de Alvalade Medieval terá lugar nos próximos dias 13, 14 e 15 de setembro, na vila de Alvalade, em Santiago do Cacém. No entanto, os condicionamentos ao trânsito irão começar a sentir-se já amanhã, dia 7, em vigor até dia 16. Os condicionamentos ao trânsito e ao estacionamento “não se aplicam a viaturas de emergência e policiais, nem a viaturas cuja presença junto de algumas tendas seja imprescindível“, de acordo com o aviso da autarquia de Santiago do Cacém.

O trânsito e o estacionamento estarão proibidos no Largo da República, já no dia 7, a partir das 7h, até às 21h do dia 16, e a partir das 19h do dia 9 em todo o espaço que irá integrar o evento, até às 21h do dia 16. Os arruamentos que irão sofrer condicionamentos, neste horário, serão os seguintes: Praça D. Manuel I, Largo 25 de Abril, rua da Cruz, rua de Lisboa, rua Padre Abel Varzim, rua 25 de Abril, travessa da Figueira, rua da Figueira, rua Padre Jorge de Oliveira, rua Duque da Terceira, rua 31 de Maio de 1834, rua Dr. António Guerreiro Fernandes (parcialmente e com estacionamento proibido das 0h do dia 12 às 21h do dia 16), rua Dra. Graziela Páscoa Fernandes (parcialmente), rua Professor Egas Moniz (parcialmente), rua General Humberto Delgado (parcialmente), e rua da Areia (parcialmente).

As vias que terão, apenas, estacionamento proibido, serão a rua de S. Pedro (entre a entrada do evento e a rua Infante D. Henrique) e rua da Liberdade (entre a rua da Areia e o Largo da República), entre a meia noite de dia 12 e as 21h de dia 16. Já as ruas Dr. António Guerreiro Fernandes (entre a rua Almirante Reis e a rua de São Pedro), e a Almirante Reis, terão o trânsito restrito nos duas sentidos.

A 21ª edição de Alvalade Medieval promete muita música, muita dança, muitos cortejos mas, sobretudo, uma imersão pela História da vila, assim reconhecida pelo foral do rei D. Manuel I, a 20 de setembro de 1510. O evento é organizado pela Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.

O tema desta edição será “Os Besteiros“, onde será recordada a história de João Álvares Centeio, nomeado Besteiro do Monte a 4 de Setembro de 1510. O título era atribuído a “[h]omens comuns da terra, recrutados com o propósito de estarem ao serviço do Rei e da guerra, que se apresentam com as suas temíveis bestas e se transformaram numa peça central da organização militar portuguesa“, conforme se pode ler no site oficial do evento.

Como já é tradicional, a festa irá incluir a recreação de um cortejo pelas ruas do burgo, em honra de D. Manuel I, que terá lugar às 15h de sábado, dia 14, e de domingo, dia 15, que sairá da Escola Primária.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito