Seixal

Alunos do Seixal Criativo apresentam projetos inovadores

A gala de exposição vai acontecer no próximo dia 30 de setembro, às 18h30 e vai contar com a intervenção de Ken Pimentel, da Epic Games, criadora do jogo «Fortnite».

São vários os projetos que prometem modernizar a vida dos cidadãos. Um vaso inteligente, capaz de germinar, monitorizar e cuidar de diversos tipos de plantas com a ajuda de um sistema de inteligência artificial, uma carteira que utiliza a impressão digital do seu dono como fator adicional de segurança, uns auscultadores com inteligência artificial que permitem a tradução de conversas em tempo real, uma cadeira com ajuste automático de postura, massagem, painel de entretenimento, motor para andar pela casa e uma ‘app’ para telemóvel que a permite controlar remotamente, o Robô Ajudante Português Inteligente, pensado para apoiar profissionais médicos em ambiente hospitalar.

O evento, que vai acontecer nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, é promovido pela Câmara Municipal do Seixal e é um projeto gratuito e pioneiro em Portugal que se iniciou no concelho em março de 2023. A iniciativa, contemplou, numa fase inicial, 80 alunos do 10.º ano, estudantes no concelho.

Consiste num centro de aprendizagem e de experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia, coordenado pelos especialistas em inovação e tecnologia António Câmara e Edmundo Nobre.

Atualmente, funciona no edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e desenvolve-se em horário pós-escolar, em regime misto, presencial e ‘online’ e conta com salas de trabalho, de reuniões, de lazer e laboratórios com equipamento para o desenvolvimento de ‘software’ e prototipagem rápida de projetos de ‘hardware’.

Pretende-se que o Seixal Criativo apoie os jovens no desenvolvimento de projetos que os vão ajudar na familiarização com as tecnologias pilares de uma ‘internet’ em mutação e dotá-los de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira.

Para este ano letivo, o objetivo é que a iniciativa expanda e estenda o seu público-alvo, em moldes de aprendizagem diversificados. Para atingir esse objetivo, para o próximo ano, o Seixal Criativo contempla variadas valências: O Curso Seixal Criativo I (Escola de Bits e Átomos, Meta Seixal e Seixal Mundo), destinado a alunos do 10.º ano, até ao limite máximo de 70 alunos (divididos em 2 turnos); o Curso Seixal Criativo II (Escola de Bits e Átomos e Meta Seixal), destinado a alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos, até ao limite máximo de 140 alunos; o Seixal Criativo nas Escolas, módulos de formação ministrados nas escolas do concelho, em horário escolar, conforme as necessidades e escolhas de cada escola. Esta modalidade destina-se a alunos a partir do 7.º ano. Pode ainda ser explorado o desenvolvimento de outros módulos que tenham interesse para as escolas e as Conferências Seixal Criativo, destinados a alunos e público.

«A educação é um pilar da democracia e tem sido uma das grandes apostas do Município do Seixal. A criação deste projeto pioneiro em Portugal visa permitir aos nossos jovens uma maior capacitação para a criação de projetos inovadores. Consideramos que existem determinadas áreas fundamentais para o futuro do país, como a inteligência artificial, a ciência de dados, a prototipagem, robótica e a realidade aumentada e virtual que não fazem parte dos currículos escolares.

O Seixal Criativo oferece, em complemento à escola pública, estas valências e, tendo em conta os resultados do primeiro ano que vão ser apresentados na Gala Seixal Criativo 2023, está a ser um sucesso», considera o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito