Alunos criam clube com filosofia africana para mudar a escola e a sociedade
Um grupo de estudantes da Escola Secundária D. João II, em Setúbal, apresentou um projeto inovador baseado na filosofia “ubuntu”, que promove a aprendizagem e o desenvolvimento humano. A iniciativa, que enfrentou cortes no financiamento, foi discutida numa sessão com a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

A Escola Secundária D. João II, em Setúbal, foi palco da apresentação do “Clube Ubuntu”, um projeto inovador que pretende transformar a educação através da filosofia africana “ubuntu”, que significa “eu sou, porque tu és”. O clube, criado no âmbito do plano nacional 21 | 23 Escola+, tem como principal objetivo ajudar os alunos a aprenderem melhor e a tornarem-se cidadãos mais conscientes e solidários.
A sessão, realizada na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos. Durante o encontro, os alunos partilharam as atividades desenvolvidas pelo clube, que se focam na inclusão, no bem-estar social e no desenvolvimento emocional.
A filosofia “ubuntu” promove valores como a ética do cuidado, a construção de pontes entre comunidades e a liderança servidora. No entanto, o projeto enfrenta agora um desafio: o corte de financiamento por parte do Poder Central, que apoiava o programa através do plano 21 | 23 Escola+. Os estudantes lamentaram a decisão, mas garantem que irão continuar a desenvolver o clube, mesmo sem o apoio financeiro.
A vice-presidente da Câmara de Setúbal elogiou a iniciativa e destacou a importância de projetos como este para a formação dos jovens. “Costumamos realizar estas sessões para aproximar os estudantes da participação ativa na vida da cidade. Este é um excelente exemplo de como os jovens podem ser agentes de mudança”, afirmou Carla Guerreiro.
O evento decorreu no âmbito do programa municipal “Setúbal, Cidade Educadora”, que incentiva a participação dos alunos na tomada de decisões sobre a comunidade escolar e promove o seu envolvimento cívico. A autarquia reafirmou o compromisso em apoiar projetos que estimulem o pensamento crítico, a cooperação e a solidariedade nas escolas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
https://diariodistrito.sapo.pt/alunos-criam-clube-com-filosofia-africana-para-mudar-a-escola-e-a-sociedade/
O AE Sebastião da Gama também tem um clube Ubuntu e, por acaso, já foi apresentado na conferência anual de educação do Munícipio de Setúbal o ano passado….pena só se lembrarem de um!! Este desconhecimento por tal (incompreensível porque já foram realizados projetos do Clube Ubuntu com conhecimento e parceria da CMS e da Junta de Freguesia) revela o quão na cidade se dá valor às escolas e ao trabalho nelas desenvolvido!
Isabel Cascão e o muito de valor que os teus/ nossos alunos fizeram!!!
Ivete Milena Alves as ações falam por si! Orgulho nas pessoas que são e no que foi feito (mesmo que não seja reconhecido…)