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Alsa Todi e TCB com projectos aprovados para autocarros de zero emissões

Duas empresas do distrito de Setúbal contempladas

A Alsa Todi Metropolitana de Lisboa e os Transportes Colectivos do Barreiro foram duas das empresas de transportes que viram os seus projectos aprovados pelo Governo para o financiamento de um total de 90 milhões de euros destinados à compra de 413 autocarros de zero emissões.

No total foi aprovado o financiamento de onze candidaturas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento do concurso lançado pelo Ministério do Ambiente e Energia, em concertação com o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

O financiamento em causa, destinado a todo o território continental, foi dividido em duas categorias – Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto (45 milhões de euros) e restante território (45 milhões de euros).

Na primeira categoria, foram financiadas na totalidade as candidaturas colocadas nos primeiros quatro lugares, entre elas a Alsa Todi Metropolitana de Lisboa para a compra de 60 autocarros (12 milhões de euros).

A Alsa Todi Metropolitana de Lisboa é uma empresa de transporte coletivo rodoviário de passageiros que opera em Portugal, nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Foram ainda aprovadas as candidaturas da Nex Continental Holding Sucursal em Portugal – 53 autocarros (12 milhões de euros), Barraqueiro Transportes – 55 autocarros (11,9 milhões de euros) e Scotturb – 31 autocarros (7,6 milhões de euros).

A quinta candidatura, Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro, recebeu um financiamento correspondente à dotação remanescente, ou seja, 16,04%, (cerca de 1,4 milhões de euros) para a compra de 40 autocarros.

Na segunda categoria foram financiadas, na totalidade, as candidaturas Guimabus – 50 autocarros (12 milhões de euros), Transportes Urbanos de Braga – 38 autocarros (11,8 milhões de euros), Município de Viana do Castelo – 17 autocarros (5,6 milhões de euros), Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra – 30 autocarros (8,3 milhões de euros) e Transdev Norte — 22 autocarros (7,2 milhões de euros).

A candidatura da Rodoviária do Lis – 17 autocarros foi financiada em 1,55%, ou seja, com o resto da dotação (84.238,44 euros).

O financiamento aprovado abrange também a instalação de 184 postos de carregamento de energia elétrica.


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