Almada reforça sustentabilidade com novas ilhas de compostagem comunitária
Almada aposta na reciclagem e duplica o número de ilhas de compostagem, incentivando os munícipes a aderirem à sustentabilidade e reduzirem resíduos orgânicos.

A cidade de Almada deu mais um passo na redução de resíduos e na promoção da sustentabilidade com a instalação de cinco novas ilhas de compostagem comunitária. Este avanço duplica o número de locais dedicados à reciclagem de biorresíduos no concelho, incentivando cada vez mais munícipes a adotarem práticas ecológicas.
Os novos pontos de compostagem estão agora disponíveis nos seguintes locais:
Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, Almada
Parque Urbano do Pragal, Pragal
Parque Luís Sá, Laranjeiro
Parque Multiusos da Sobreda, Sobreda
Jardim junto à Avenida 25 de Abril, Trafaria
A primeira destas ilhas a entrar em funcionamento foi a do Parque Urbano do Pragal, inaugurada no dia 15 de fevereiro, numa sessão de sensibilização que contou com a participação de 16 pessoas.
Um projeto em crescimento com impacto ambiental positivo
O projeto de compostagem comunitária, iniciado pela Câmara Municipal de Almada (CMA) no começo de 2024, tem ganhado expressão, contando atualmente com 200 famílias participantes. Graças ao envolvimento da população, estima-se que seja possível reciclar cerca de 49 toneladas de biorresíduos por ano, evitando o envio destes resíduos para aterro.
A compostagem é um processo natural que transforma matéria orgânica em adubo rico em nutrientes, promovendo um ciclo sustentável e contribuindo para a redução da pegada ecológica. Com a ampliação das ilhas de compostagem, Almada reforça o seu compromisso com práticas ambientais responsáveis e uma gestão mais eficiente dos resíduos urbanos.
Como aderir e contribuir para um futuro mais verde?
Os munícipes interessados podem participar no programa separando os seus biorresíduos e depositando-os nas ilhas de compostagem. Para mais informações sobre o projeto e a localização de todas as ilhas, consulte aqui.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito