Almada | Autoridades e Provedoria dos Animais investigam envenenamentos em colónia de gatos
Animais foram envenenados
A Provedoria dos Animais do Município de Almada lançou um apelo através das redes sociais, para obter informações sobre o envenenamento de vários gatos numa colónia localizada «na zona da Junta de Junta das Freguesias de Laranjeiro e Feijó».
Através da sua página de Facebook, a Provedoria solicita «ajuda a que todos os que tenham alguma informação sobre o ocorrido que contactem a PSP e se identifiquem.
Caso vejam alguém a alimentar gatos, educadamente perguntem quem é, se são cuidadoras de colónias locais. Se virem algo suspeito contactem as autoridades locais.
Uma das gatinhas intoxicadas, está a recuperar e no bom caminho. Infelizmente outros dois, não puderam ser socorridos a tempo, pois já foram encontrados mortos.»
Em caso de ter detectado algum movimento suspeito junto de colónias de gatos, pode contactar: PSP de Almada; Provedoria dos Animais de Almada; Serviço Veterinário Municipal de Almada.
Também a Associação Onde gato, não há rato, deixa um ponto de situação sobre os gatos envenenados, uma vez que elementos da PSP e da Provedoria retiraram mais cadáveres de felinos do terreno.
«Hoje de manhã apareceu o cadáver desta gatinha e v Isabel capturou um juvenil que estava ainda vivo e foi para o HVC. É uma zona com muitos barracões e quintais o que dificulta perceber se há mais animais mortos.»
A Associação tem recolhidos três animais «que estão bem (2 foram recolhidos para castração antes do massacre e uma foi recolhida ontem)» no entanto, a cuidadora da colónia onde ocorreu o envenenamento «continua em choque e psicologicamente fragilizada. Estamos todos a tentar gerir o sofrimento, a tentar salvar o possível e a continuar a fazer tudo o resto, porque não podemos parar.
Aguardamos que a equipa da fiscalização da Câmara Municipal de Almada faça o seu trabalho, assim como as autoridades.»
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito