Algo está no ar esta noite: Odor intenso volta ao ‘ataque’
Margem sul do Tejo e grande parte de Lisboa volta a ter no ar um forte cheiro com características de azeitonas, cheiro esse que já foi registado a semana passada. Especialistas apontam para o vento que se faz sentir vindo do sul.

Esta noite um cheiro forte está atingir a Área Metropolitana de Lisboa, um odor intenso e incomum, sentido em várias zonas da margem sul e da capital. O cheiro, descrito por muitos como semelhante ao da azeitona.
Este cheiro já foi esclarecido a semana passada pela, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que não há razão para alarme, garantindo que não foram detetados níveis de poluição fora do normal. Tudo indica que o fenómeno se deva aos ventos do sul, que transportam o odor do Alentejo para a capital.
À semelhança do que aconteceu na semana passada, especialistas apontam que o cheiro pode estar relacionado com as fábricas de processamento de bagaço de azeitona, situadas na região alentejana. Este tipo de indústria liberta um aroma característico que, em determinadas condições meteorológicas, pode ser transportado por longas distâncias.
Para os mais sensíveis a odores fortes, recomenda-se manter as janelas fechadas e evitar exposição prolongada ao ar livre até que o fenómeno dissipe. As previsões meteorológicas indicam que os ventos podem mudar de direção nas próximas horas, aliviando o desconforto na capital.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Samuel Raupp viu 🤷🏻♀️
https://diariodistrito.sapo.pt/algo-esta-no-ar-esta-noite-odor-intenso-volta-ao-ataque/
Então e não será a queimar lixo na Secil ou coisa do género?! Cheira a lixo e não a azeitona e como disseram é bem toda a vida se fez azeite é só de algum tempo para cá é que cheira.
Em Palmela de manhã onde moro já se sentia esse cheiro horrível, a noite de novo, dentro dos carros o cheiro…
Estão piores e querem alta, só pode…….
Não será antes do bagaço de açaí que está a ser usado na indústria de biomassa??
Como está o odor pelas vilas, cidades e terriolas desde Ferreira do Alentejo?
Era bom saber, se estes ventos vindos do sul, só se começaram a fazer sentir desde o ano passado
Era bom a APA apurar a providência deste odor,
Estela Cristina Lucio Benfica do Ribatejo.. Nada….. Realmente toda a vida se fez azeite, vem agora os especialistas dizer que é dos lagares.. Morri é não sei queres ver…. O tristeza…