Distrito de Faro

Algarve reforça resiliência hídrica com novos projetos de abastecimento de água

A ministra do Ambiente anunciou, em Faro, novos projetos de abastecimento de água, prometendo maior resiliência hídrica para o Algarve.

A ministra do Ambiente e Energia anunciou, em Faro, o lançamento de obras que prometem mudar o acesso à água no Algarve.

Neste domingo, Faro foi palco de um momento decisivo para o futuro hídrico do Algarve, com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, a presidir à cerimónia de lançamento do concurso público para a construção da Tomada de Água do Pomarão, em Mértola. Durante o evento, também foram assinados protocolos que asseguram soluções definitivas de acesso à água potável para as aldeias de Mesquita e do Espírito Santo.

A governante sublinhou que projetos como o do Pomarão, a ligação do Alqueva ao Mira (Barragem de Santa Clara) e à Barragem da Bravura colocam a região do Algarve numa posição privilegiada para enfrentar os desafios da gestão hídrica no futuro. “Com estas iniciativas, o Algarve ficará mais resiliente perante períodos de seca prolongada”, destacou.

A Tomada de Água do Pomarão, em particular, é vista como um passo estratégico para melhorar o abastecimento de água tanto para consumo humano quanto para fins agrícolas, especialmente em áreas mais vulneráveis como o Baixo Alentejo e o sul de Portugal. Estes investimentos refletem um compromisso com a sustentabilidade e a segurança hídrica da região, temas que se tornaram cada vez mais urgentes no cenário atual de mudanças climáticas.

A ligação do Alqueva ao sistema de abastecimento de Mira e Bravura é outra peça fundamental no puzzle hídrico da região, permitindo maior interligação e eficiência entre diferentes fontes de água. Estes esforços integram-se numa estratégia mais ampla para proteger a qualidade de vida das populações e o desenvolvimento económico regional, fortemente dependente da agricultura e do turismo.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


comentário