Atualidade

Alerta Amarelo até domingo devido ao calor

O IPMA aplicou o alerta amarelo a três distritos esta sexta-feira, e este aviso vai ser alargado a nove distritos durante o fim-de-semana, tudo devido às elevadas temperaturas esperadas.

Hoje são os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal que estão sob aviso, serão também Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra e Santarém, pelo menos até às 23h00 de 1 de Outubro.

Também o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo devido às elevadas temperaturas máximas.

As temperaturas máximas no continente vão estar a partir desta sexta-feira acima dos 30.ºC, podendo atingir os 37.ºC, cerca de 5.ºC a 8.ºC graus acima da média para o mês de setembro, segundo o IPMA.

A situação fica a dever-se a «uma intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, associada ao transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no Norte de África».

O IPMA emite o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A subida generalizada da temperatura acompanhada da diminuição da humidade relativa do ar vai contribuir para um agravamento do perigo de incêndio rural, em especial no Algarve nas regiões do interior.

O IPMA colocou os concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, em perigo máximo de incêndio rural no sábado.

Outros 20 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Leiria, Portalegre e Castelo Branco vão estar em perigo muito elevado de incêndio.

O tempo quente deverá persistir pelo menos até terça-feira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito