Montijo

“Além das Grades”: Exposição no Montijo honra mulheres na luta pela liberdade

O Montijo celebrou, a 26 de outubro, a inauguração de uma exposição que relembra a resistência das mulheres à repressão.

Montijo recebeu homenagem histórica: no passado dia 26 de outubro, foi inaugurada a exposição “Além das Grades: Mulheres do Montijo na Luta pela Liberdade”, um evento promovido pela Equipa para a Igualdade da Câmara Municipal do Montijo. Esta exposição traz à luz a força e resiliência das mulheres que enfrentaram a repressão do regime durante o Estado Novo.

A iniciativa contou com uma sessão de esclarecimento única, onde Maria da Conceição Matos, antiga prisioneira da PIDE, partilhou o seu testemunho de coragem e resistência, deixando a plateia profundamente comovida com a sua história de luta pela liberdade.

A vereadora Marina Birrento expressou um agradecimento especial a Maria da Conceição Matos pela sua disponibilidade em relembrar este período marcante e à União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) pelo apoio essencial na organização da exposição.

Esta exposição é um marco importante para a preservação da memória coletiva e uma homenagem às mulheres que enfrentaram a opressão, ajudando a construir o caminho para a democracia em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito