Atualidade

Alegre-se: a hora de Verão está quase a chegar

Os dias já são muito mais longos, já se vislumbram as andorinhas e o ar da Primavera já dá os primeiros passos, apesar da chuva.

E se esta estação especial do ano vai chegar já no dia 20 de março (segunda-feira), às 21h24, este mês marca também a mudança para o horário de Verão.

O adiantar dos relógios numa hora vai ter lugar no domingo dia 26 de março, quando às 01h00, deve adiantar os ponteiros para as 02h00.

A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos sempre no último domingo de março.

O fim do horário de Verão acontece sempre no último domingo do mês de outubro, que este ano será no dia 29 de outubro de 2023, quando às 02h00 os relógios terão de ser atrasados em uma hora, ou seja, devem voltar para a 01h00, no caso de Portugal Continental e na Madeira.

Esta alteração de horário ocorreu pela primeira vez em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, de forma a poupar o então indispensável carvão, aumentando assim as horas de luz solar.

A discussão sobre manter esta alteração tem já décadas, mas até ao momento não gerou consenso.

Em 2018, após um inquérito aos europeus, que maioritariamente se mostraram a favor do fim da mudança da hora, o Parlamento Europeu decidiu a março de 2019, aprovou, sob proposta da Comissão Europeia, o fim desta medida nos Estados-Membros da União Europeia, mas falta ainda uma tomada de posição que aguarda resposta do Conselho da União Europeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *