Alcochete

Alcochete prepara-se para entregar as primeiras habitações sociais: saiba quem será beneficiado

Alcochete, habitação social, PRR, Estratégia Local de Habitação, autarquia, Portugal, Setúbal, famílias, câmara municipal, programa habitacional,

O projeto, integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH), representa um passo significativo para o apoio às famílias mais carenciadas do concelho.

O presidente da câmara, Fernando Pinto (PS), anunciou a conclusão iminente destas habitações durante a reunião do executivo municipal, onde foi aprovada, por unanimidade, a Matriz de Classificação das Inscrições de Habitação Social. Este documento estabelece os critérios de seleção das famílias que irão receber as chaves das novas casas.

Concretizamos um dos maiores investimentos da história do concelho em habitação social, um compromisso que vai muito além das nossas obrigações, mas que consideramos essencial para garantir dignidade às famílias que mais precisam”, destacou o autarca. Embora financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este projeto conta também com um forte investimento municipal.

Candidaturas e atribuição das casas

A vice-presidente da autarquia, Maria de Fátima Maduro Soares, revelou que, no levantamento realizado em março de 2020, foram identificados 177 agregados familiares em necessidade de apoio habitacional, sendo 22 deles para tipologia T2. Agora, a câmara irá hierarquizar as candidaturas com base em critérios previamente definidos para selecionar os beneficiários das seis novas habitações.

O concelho de Alcochete conta atualmente com apenas 50 casas de habitação social, número que será ampliado com os 28 fogos em construção. Além disso, a autarquia tem em andamento um projeto adicional para oito fogos de custos controlados, também no âmbito do Programa 1.º Direito/PRR.

A versão final do projeto foi aprovada em 22 de janeiro, com um orçamento de mais de 1,6 milhões de euros, sendo 400 mil suportados pelo município.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Alcochete procura dar resposta às necessidades habitacionais de famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo um maior equilíbrio social e qualidade de vida no concelho.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito