CulturaDistrito de Lisboa
Em Destaque

Alcântara triunfa no Concurso das Marchas Populares de Lisboa 2024

Marcha de Alcântara destaca-se com tema inspirado na arte local.

A Marcha de Alcântara foi a grande vencedora do Concurso das Marchas Populares de Lisboa 2024. O tema escolhido, “Por mais que corra a tinta, Alcântara é o bairro com mais pinta”, refletiu a rica tradição artística do bairro, atraindo a preferência do júri.

Em segundo lugar ficou a Marcha de Marvila, seguida pela Marcha de Alfama em terceiro. O evento deste ano contou com a participação entusiástica de milhares de pessoas que se reuniram na Avenida da Liberdade para assistir ao tradicional desfile da noite de Santo António, ponto alto das Festas de Lisboa.

A celebração incluiu mais de 1600 participantes, abrangendo marchantes, padrinhos e madrinhas, porta-estandartes, mascotes, aguadeiros, músicos, ensaiadores, e responsáveis pelas coletividades. A Dança do Dragão, apresentada por 30 membros da Associação Geral Desportiva de Macau Lo Leong, abriu o desfile em comemoração do 25.º Aniversário do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.

O desfile também contou com a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, a Marcha Infantil “A Voz do Operário”, a Marcha dos Mercados e a Marcha Santa Casa. Todas as marchas cantaram “O Tejo Afinal”, composição vencedora do concurso Grande Marcha de Lisboa deste ano.

O júri, presidido por Albano Ginja e composto por Rita Spider (Coreografia), Fernando Alvarez (Cenografia), Ana Paula Rocha (Figurino), Carlos Leitão (Letra), Rui Massena (Música) e Leonor Padinha (representante da EGEAC), avaliou as 20 marchas em competição.

A classificação final foi a seguinte: 1.º Marcha de Alcântara 2.º Marcha de Marvila 3.º Marcha de Alfama 4.º Marcha da Bica 5.º Marcha de Carnide 6.º Marcha da Madragoa 7.º Marcha do Alto do Pina 8.º Marcha do Bairro da Boavista 9.º Marcha de São Vicente 10.º Marcha da Penha de França 11.º Marcha do Bairro Alto 12.º Marcha do Castelo 13.º Marcha dos Olivais 14.º Marcha da Graça 15.º Marcha do Lumiar 16.º Marcha da Mouraria 17.º Marcha da Bela Flor-Campolide 18.º Marcha de Santa Engrácia 19.º Marcha da Baixa 20.º Marcha de Belém

Classificações especiais:

  • Melhor Coreografia: Marcha de Alcântara e Marcha de Marvila
  • Melhor Cenografia: Marcha de Alcântara e Marcha de Marvila
  • Melhor Figurino: Marcha de Alcântara, Marcha de Alfama e Marcha de Marvila
  • Melhor Letra: Marcha de Alfama e Marcha do Alto do Pina
  • Melhor Musicalidade: Marcha da Madragoa
  • Melhor Composição Original: “Há festa na Bica” da Marcha da Bica, e “Welcome! Bem-vindos à Mouraria!” da Marcha da Mouraria
  • Melhor Desfile na Avenida: Marcha de Alcântara

Este evento continua a ser uma celebração vibrante da cultura e tradição dos bairros de Lisboa, promovendo um espírito comunitário e festivo que encanta tanto moradores quanto visitantes.

Momentos


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito