Alcácer do Sal

Alcácer do Sal | CCDR Alentejo chumba projeto de plantação de abacates

CCDRA chumba projecto de plantação de abacates

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) emitiu esta sexta feira uma Declaração de Impacte Ambiental desfavorável ao Projeto Agroflorestal das Herdades de Murta e Monte Novo, em Alcácer do Sal.

A Declaração de Impacte Ambiental «desfavorável» emitida pela CCDRA, chumba assim o Projeto Agroflorestal das Herdades de Murta e Monte Novo é o ‘veredicto final’ deste projecto que iria permitir a ocupação de mais de 650 hectares por abacateiros numa área equivalente a 700 campos de futebol, na região de Alcácer do Sal.

O projeto agroflorestal foi apresentado pelo grupo Aquaterra e previa a plantação de 658 abacateiros nas Herdades da Murta e Monte Novo, ocupando cerca de 650 hectares numa região que já se encontra extremamente saturada por outras culturas intensivas semelhantes.

O veredicto final agora emitido pela CCDRA não aprova o pedido, por considerar que se trata de um projeto prejudicial para o futuro daquela região.

O documento foi publicado no site da Agência Portuguesa do Ambiente dedicado Sistema de Informação sobre Avaliação de Impacte Ambiental (SIAIA).

No mesmo documento pode ler-se que foram identificados «impactes negativos significativos a muito significativos ao nível da conservação da natureza, dos recursos hídricos, das alterações climáticas e do ordenamento do território».

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) também deram pareceres negativos a uma eventual aprovação do projeto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito