Cultura
Em Destaque

Águas de Moura celebra cultura e comunidade com Noites da Fonte: Percurso Águas da Liberdade

A freguesia de Águas de Moura, no concelho de Palmela, prepara-se para acolher mais uma edição das Noites da Fonte nos dias 13 e 14 de setembro. Este ano, o evento celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril com uma criação artística colaborativa que envolve a comunidade local.

Águas de Moura, a pequena localidade a nascente de Palmela, mostra mais uma vez a sua vitalidade cultural e comunitária com a realização das Noites da Fonte, que acontecem nos dias 13 e 14 de setembro junto à emblemática Fonte Centenária. Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Companhia Passos e Compassos, tem como tema central o “Percurso Águas da Liberdade”, uma homenagem aos 50 anos do 25 de Abril.

Ao contrário de um espetáculo convencional, este evento é uma verdadeira criação artística com a participação ativa da comunidade local. Desde o início dos ensaios, a 7 de abril, a população tem trabalhado lado a lado com profissionais do setor cultural, numa dinâmica que envolve diversas associações e escolas locais, como o Agrupamento de Escolas José Saramago e a Associação de Festas de São Pedro da Marateca.

Este processo de criação colaborativa está centrado nas memórias, património e identidade de Águas de Moura, e aspira reforçar os laços culturais e a autoestima da comunidade. Entre os participantes destacam-se nomes como o Rancho Folclórico de Fernando de Paulo, os grupos de guitarra e percussão do Centro Comunitário de Águas de Moura entre outras entidades locais da cultura, mas também o envolvimento de artistas como Fernando Molina e Carolina Roque.

O evento, que conta também com o apoio da OIL e do PRR, é um exemplo de como o movimento associativo e as dinâmicas comunitárias podem revitalizar pequenos territórios. A Junta da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, em parceria com outras entidades locais, desempenha um papel crucial na organização e promoção de atividades culturais que envolvem a população de todas as idades.

O presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, salienta que, “Águas de Moura pode parecer uma localidade pequena, mas tem vida e alma, e estes projetos são fundamentais para dar visibilidade à sua riqueza cultural”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito