Seixal

Água sem requisitos mínimos e perda do ‘Selo de Qualidade Exemplar de Água’ preocupa PS Seixal

Comunicado do PS Seixal

O Partido Socialista do Seixal expressa «a sua profunda preocupação com a recente perda do Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano pelo município do Seixal», refere um comunicado enviado ao Diário do Distrito.

Trata-se de uma distinção atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que reconhece a excelência na gestão e fornecimento de água potável, a partir de aspectos como; cumprimento das obrigações legais; governança; conduta perante o regulador e as ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

«O Seixal não consta entre os municípios premiados em 2024, o que significa que, de acordo com a Comissão Técnica interna da ERSAR, à data de dezembro de 2023 o município não cumpria com os requisitos mínimos para manter a distinção» acrescenta o comunicado.

Para o PS Seixal, o facto de o município perder este selo «levanta sérias questões sobre a segurança e a potabilidade da água fornecida aos munícipes que, reiteradamente, têm alertado para deficiências tais como, a cor imprópria da água ou as constantes interrupções no seu fornecimento, paralisando a atividade de escolas e outras instituições ou condicionando gravemente a rotina das famílias».

Perante esta situação, o PS Seixal apelou à Câmara Municipal para «que seja transparente com os cidadãos e proactivo na divulgação de dados sobre a qualidade da água que é fornecida, incluindo os potenciais riscos do seu consumo; informe sobre as ações implementadas para corrigir as deficiências encontradas, deste que é conhecedora dos resultados da análise técnica da ERSAR; e ainda que assuma as consequências políticas e financeiras que possam resultar da falta de garantia da qualidade deste bem essencial».

Ainda segundo os socialistas seixalenses, «a perda do selo de qualidade sublinha a necessidade urgente de se investir em infraestruturas de abastecimento de água; de um plano de investimentos robusto para modernizar e melhorar as redes de distribuição de água; da criação de uma estrutura de apoio à população que garanta os direitos do consumidor e promova ações educativas para sensibilizar para a importância da qualidade da água, sem descurar a intervenção em momentos críticos».


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito