PaísPolítica
Em Destaque

Afluência às urnas nas Eleições Europeias aumenta em 2024

A participação nas Eleições Europeias de 2024 ultrapassou os números de 2019 até às 15h30, tanto a nível nacional como europeu.

Este domingo, 9 de junho, as Eleições Europeias de 2024 demonstram uma tendência de maior participação eleitoral em comparação com o ano de 2019. Até às 15h30, a afluência às mesas de voto a nível nacional situava-se em 25,93%, um aumento considerável face aos 23,37% registados no mesmo período em 2019.

Os dados referentes aos votantes comunitários não nacionais também apresentam uma variação significativa. Em 2024, 13,65% dos eleitores comunitários exerceram o seu direito de voto até às 15h30, enquanto em 2019, esse número foi de 20,95% até às 16h00. Esta diferença poderá ser um indicativo de diversas alterações no cenário político e social europeu nos últimos anos.

O escrutínio provisório está previsto para iniciar a partir das 22h00, momento em que serão divulgados os primeiros resultados oficiais. A expectativa é elevada, com muitos a antecipar que estes números refletirão uma mudança nas tendências eleitorais e nas prioridades dos cidadãos europeus.

Especialistas comentam que o aumento na participação pode ser atribuído a uma maior consciencialização sobre a importância destas eleições, bem como a esforços adicionais em campanhas de incentivo ao voto.

Resta aguardar pelo desenrolar da noite para confirmar se esta tendência se manterá e quais serão as implicações para o futuro da União Europeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito