Afluência às urnas às 16h atinge cerca de 43 % nas autárquicas de 2025

À medida que a votação avança no país, os dados provisórios sobre a afluência às urnas tornam-se cada vez mais observados. Segundo fontes da imprensa nacional, cerca de 43 % dos eleitores tinham exercido o seu direito de voto até às 16h — um indicador que sugere um dia eleitoral com comparativamente forte adesão.
Até ao momento, os dados oficiais não confirmaram números definitivos de abstenção, mas o ritmo de votação registrado até agora é apontado como superior ao observado nas autárquicas anteriores, especialmente no mesmo horário de referência.
Em concelhos específicos, os índices de participação superaram a média nacional. Por exemplo, no município da Lourinhã, a afluência até às 16h foi de 46,67 %, segundo apurou o jornal Alvorada.
Recorde-se que até ao meio-dia a taxa de participação nacional estava em 21,72 %, conforme dados publicados pelo Jornal de Notícias e pelo CM Jornal.
À medida que a tarde prossegue, as atenções concentram-se nas próximas métricas — às 18h e no encerramento das urnas — para confirmar se esta autárquica será marcada por uma elevada participação ou se a abstenção recuperará terreno.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







