DestaqueDistrito de Lisboa
Em Destaque

Aeródromo de Figo Maduro prepara mudança estratégica para Montijo antes de instalação definitiva em Alcochete

O Aeródromo de Figo Maduro será transferido temporariamente para o Montijo antes de instalação definitiva em Alcochete, anunciou o Governo.

O aeródromo de trânsito n.º1 (AT 1), atualmente situado em Figo Maduro junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, será transferido temporariamente para a Base Aérea do Montijo antes de uma futura instalação definitiva em Alcochete. Esta decisão foi anunciada hoje pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que revelou os próximos passos para a relocalização desta infraestrutura militar.

Até ao final do ano, o Governo prevê assinar um protocolo com o primeiro-ministro, garantindo a presença da Força Aérea Portuguesa no atual espaço de Figo Maduro durante o período de transição. Segundo o ministro, um novo protocolo estabelecerá ainda um primeiro investimento na Base Aérea do Montijo, onde o AT 1 operará de forma temporária. O plano final é que o aeródromo encontre a sua morada definitiva em Alcochete.

Nuno Melo esclareceu que o Governo está “numa fase de avaliação” relativamente ao investimento total que será necessário para esta transição, sublinhando que a prioridade é garantir a continuidade operacional da Força Aérea Portuguesa durante todo o processo.

A notícia foi inicialmente avançada pela SIC, que informou sobre um acordo entre o Governo e a Força Aérea, garantindo a saída da infraestrutura militar do Aeroporto de Lisboa. Os valores de compensação a serem pagos à Força Aérea continuam em discussão e deverão ser definidos em breve.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito