Agenda

Adaptação de «A Metamorfose» de Kafka em Palmela

A «Escenafisica», companhia internacional de teatro corporal sediada no Chile, apresenta uma das maiores obras-primas da arte literária em formato teatral, no dia 20 de agosto, às 22h00, no Cine-Teatro S. João.

A peça consiste numa versão inspirada na vida e obra do autor checo Franz Kafka, em que dialoga com linguagens cénicas que têm as suas raízes na arte corporal, criada por Etienne Decroux (1898-1991).

Aqui, a música alia-se a um universo sonoro, luminoso e audiovisual, cujo eixo é o corpo em cena. «A Metamorfose?» (2016) — uma trilogia composta por mais duas peças: «Primate… Report for A Cademy» (2022) e «El Proceso» (2023) — tem dramaturgia, direção e interpretação de Ricardo Gaete, fundador da companhia.
Este espetáculo integra a programação do Festival Internacional de Teatro de Setúbal — XXV Festa do Teatro, uma organização do Teatro Estúdio Fontenova e Município de Setúbal.

Apontada como uma das obras mais marcantes e inesquecíveis da literatura universal, «A Metamorfose» continua a conquistar leitores de várias gerações. Embora a narrativa não ofereça uma explicação aparente para tudo que assistimos, ela contém profundas reflexões filosóficas e sociais.

Gregor é um caixeiro-viajante que não gosta do seu trabalho e muito menos do seu chefe. No entanto, uma dívida da família o obriga a manter o trabalho e sustentar os pais e a irmã mais nova. Até que um dia ele acorda atrasado para pegar o trem e se vê transformado num inseto gigante.

A sua primeira preocupação é estar atrasado para o trabalho e não conseguir sair da cama devido a sua nova forma. A luta para levantar é angustiante e se torna ainda pior quando o gerente da firma vai até a sua casa devido ao atraso. Enquanto tenta acalmar o gerente e a sua família, levantará da cama e abrir a porta do quarto. O seu objetivo é convencer todos que sofreu um pequeno contratempo, mas já está pronto para ir trabalhar.

Nesse meio-tempo a sua voz se transforma em ruídos. Sem conseguir se comunicar com o protagonista, a família fica ainda mais preocupada e chama um médico e um marceneiro para destrancar o quarto. Gregor consegue abrir a porta e vai logo na direção do gerente, para dar uma explicação sobre o seu atraso, sem se importar com a sua estranha aparência.

É então que eles rompem o contrato de aluguel e ameaçam processar a família. A irmã, que até então tentava protegê-lo, passa também a atacá-lo e sugere que a família pense em se livrar dele. Logo depois, Gregor morre de inanição.

Franz Kafka (Praga, Império Austro-Húngaro, atual República Tcheca, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, República Austríaca, atual Áustria, 3 de junho de 1924) foi um escritor boêmio de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX.

A bilheteira abre sempre no local do espetáculo uma hora antes, menos nos espetáculos do FMLT e nos de entrada livre. É possível comprar bilhetes para outros dias. Abrirá também no dia 16 de agosto, das 18h às 20h, na ESSG. A entrada na ESSG é sempre pela Av. Mariano de Carvalho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito