Açores lançará foguetões a partir de setembro
O sul da Ilha de Santa Maria foi o local escolhido. A equipa responsável pelo foguetão é composta por estudantes do Instituto Superior Técnico e o primeiro voo acontecerá em setembro.
O primeiro teste estava agendado para julho, mas um atraso na produção de certos equipamentos adiou o primeiro lançamento para a primeira semana de setembro. Este novo centro de lançamentos será o ponto de partida para os primeiros voos suborbitais em território português.
A nova zona de lançamentos espaciais fica localizada na Malbusca, no sul da Ilha de Santa Catarina, nos Açores. O recinto conta com cerca de seis mil metros quadrados, com uma zona de lançamento, uma área para manobras de veículos e espaço para todos os contentores com material a utilizar.
Foi uma equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa que construiu o foguetão que, no próximo mês, irá atingir os dez quilómetros de altitude, explica o Público.
Esta missão, a que deram o nome de Gama, servirá como primeiro teste para o novo centro de lançamentos espaciais.
A equipa de estudantes do Instituto Superior Público, a RED (Rocket Experiment Division), participa normalmente num concurso europeu de lançamento de foguetões universitários com lançamentos até três quilómetros de altitude.
O teste que foi agora adiado pretende fazer um lançamento de 10 quilómetros, um desafio para a equipa do Instituto Superior Técnico.
No entanto, espera-se que até 2025 já seja possível realizar lançamentos suborbitais, voos que costumam ser usados para testar aeronaves para futuros voos orbitais e que atingem uma altitude superior a 100 km.
O novo centro de lançamentos está, agora, a aguardar pela emissão dos licenciamentos que lhe permitirão ter actividades espaciais, explicou Bruno Carvalho, responsável do ASC, um consórcio entre a consultora Ilex Space e a empresa de construção aeronáutica e aeroespacial Optimal (ambas portuguesas).
O consórcio ASC prevê fazer dois lançamentos suborbitais, com dois fabricantes diferentes, em 2025.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito