Economia

ACIP avisa que preço do pão deverá subir em 2025

Preços vão continuar a subir

Não é novidade que a entrada de um novo ano traz consigo sempre aumentos nos preços, e o pão é um dos bens essenciais sempre alvo desse aumento.

A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP) já está a avisar os consumidores de que o preço deste item deverá voltar a subir no próximo ano.

«Para 2025, espera-se que o preço do pão continue a subir. Este aumento é impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento dos custos de produção, como matérias-primas, e o aumento do salário mínimo para 870 euros no início de 2025″, afirmou, em resposta à Lusa, a presidente da direção da ACIP, Deborah Barbosa.

Ainda sem adiantar valores, a ACIP soma a todas as despesas das panificadoras os custos da energia e de transporte, com um impacto direto nos preços finais dos produtos.

Apesar deste cenário, a ACIP defende que Portugal é um dos países com o preço por quilograma (kg) de pão mais baixo da União Europeia e com a melhor relação qualidade/preço.

Em 2024, as vendas da panificação e pastelaria registaram um ligeiro crescimento, mas em termos de quantidade houve uma redução.

Os produtos mais vendidos continuam a ser o pão tradicional e os pastéis de nata, mas também se verifica uma procura crescente por produtos classificados como inovadores e saudáveis, nomeadamente pães integrais e pastelaria à base de plantas.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

7 Comentários

  1. Para muitas crianças O PÃO SERVE DE REFEIÇÃO A TODAS AS HORAS, e ainda o vão aumentar??? O que será delas, pois elas são o futuro!!!
    Que mais irão fazer digam lá SENHORES GOVERNANTES???
    E UMA PURA VERGONHA!!!
    Já os imigrantes têm tudo a seu favor e nós portugueses não podemos tocar sequer nesse assunto que é TÃO PORTUGUÊS 😔😔😔 TENHAM VERGONHA NA VOSSA CARA 😡😡😡😡😡

    1. Noémia Simões eles pagam o mesmo preço do pão. Descontam mal chegam e nem podem usar segurança social. Pensa antes de abrir a boca para culpar os outros. Culpa mas é este governo de direita da treta e o PS antes deles.

      1. Tiago Dinis
        Sim, concordo que não é para todos, mas para a maior parte sim.
        Sei do que falo.

  2. Vergonhoso não vêem que está tanta gente a passar fome e as crianças está tudo um roubo não se pode comprar nada 😢

  3. Agora não deve ser por causa da guerra da Ucrânia, é sim por causa da Merda que este Governo está a fazer,

  4. E vergonhoso ,dão com uma mão ,e depois tiram com a duas …

    1. Manuela Monteiro ninguém dá,nem tira… é a consequência dos aumentos dos custos de produção….subida do preço dos cereais nos mercados internacionais devido à guerra, aumento do custo de mao de obra devido à subida dos salários….