Internacional

Acesso cortado a carros particulares e voluntários em dez localidades de Valência

Devido ao "risco extremo" de inundações e chuvas torrenciais, a Agência de Meteorologia AEMET espanhola emitiu, este domingo, um “aviso vermelho” para três cidades espanholas.

Esta segunda-feira, as comunidades de Valência e da Catalunha encontram-se, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três. 

Segundo o jornal El País, a tempestade Dana apresentava, ontem, umrisco extremo para pessoas e propriedades” nas cidades espanholas de Almeria, Castellon e Valência.

Desde a última terça-feira, as chuvas torrenciais e as inundações já tiraram a vida a 217 pessoas. Ontem, quase uma semana depois, as autoridades e autarquias espanholas voltaram a pedir “cautela máxima” aos cidadãos, perante o “risco extremo”, apelando que evitem deslocações nas zonas “sob alerta vermelho”.

Para garantir a mobilidade “de todos os serviços essenciais” de ajuda e intervenção, Valência já proibiu o acesso a peões, voluntários e carros particulares em 10 localidades afetadas pelas inundações, informa o jornal Expresso, citando o El País.

Esta segunda-feira, sob aviso laranja, Valência iniciou o dia com as aulas suspensas, restrições no trânsito e várias obras de recuperação em curso.  Hoje, as autoridades focam-se em restabelecer os serviços essenciais nas zonas afetadas, como a distribuição de água e de alimentos e a reposição do fornecimento de energia e das telecomunicações.

Já na Catalunha, a Proteção Civil enviou um alerta de perigo diretamente para os telemóveis dos residentes de Baix Llobregat, uma região com 800 mil habitantes que faz fronteira com a área metropolitana de Barcelona. A comunidade autónoma espanhola suspendeu as aulas esta segunda-feira e estabeleceu restrições de mobilidade “em nove regiões do sul da comunidade entre a meia-noite e o meio-dia”, informou a RTP.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito