
O acesso às urgências pediátricas na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Leiria, Santarém, Caldas da Rainha e na Área Metropolitana do Porto passará a exigir um contacto prévio com a Linha SNS 24, segundo uma portaria publicada hoje no Diário da República.
Esta medida insere-se num projeto-piloto que visa testar o Plano de Reorganização para as Urgências de Pediatria, antes de uma eventual implementação a nível nacional. A portaria, anunciada inicialmente em outubro de 2024, estabelece que, além das regiões mencionadas, outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) poderão aderir à iniciativa, caso manifestem interesse.
O projeto será avaliado três meses após a sua implementação. Caso os resultados sejam positivos, a medida será alargada a todas as urgências pediátricas do SNS. O objetivo principal desta reorganização é otimizar o funcionamento das unidades hospitalares e garantir um atendimento mais eficiente às crianças que necessitam de cuidados urgentes.
As autoridades de saúde esperam que esta mudança contribua para uma melhor gestão dos recursos e para a redução da afluência desnecessária aos serviços de urgência pediátrica, encaminhando os casos que não sejam considerados emergentes para outras unidades de saúde.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito