
A 20 de novembro de 1910 nasceu o nosso Vitória. Longe estavam os fundadores de imaginar as glórias que viriam: títulos nacionais, aventuras europeias e memórias que marcaram gerações. O meu avô viveu esses tempos e, mesmo sem o conhecer, herdei-lhe a paixão. Eu, Rui Mira, tornei-me sócio em 1988, ainda criança, no coração do Bairro Santos Nicolau. Desde cedo percebi: o Vitória não é apenas um clube — é o símbolo maior da nossa cidade e do Sul do país.
Cresci entre lágrimas nas descidas e festa nas subidas, acreditando sempre que os sonhos se cumpririam. Nos anos 90, regressou o cheiro a glória: meias-finais da Taça e estreia europeia. Já no novo século, vivemos uma década dourada: Taça de Portugal, Taça da Liga e a inédita Supertaça Ibérica frente ao Bétis. Foi pouco, mas encheu-me o coração e deu-me um pequeno cheirinho da alegria que as gentes sadinas viveram nas décadas de ouro!
Depois, vieram crises, lutas contra descidas e, em 2020, a queda na secretaria. Em 2024, mesmo conquistando em campo a subida à Liga 3, voltámos a ser travados nos gabinetes. Muitos disseram que o Vitória tinha morrido. Mas não! Ferido, resiste.
Hoje lutamos nos distritais, dependentes de projetos e terceiros para sobreviver. O sonho não é com taças nem com Europa: é pagar o que devemos, recuperar a honra e reconquistar o apoio da cidade e da região. Sei que, um dia, a Praça do Bocage voltará a explodir em festa como nos tempos da minha juventude!
Seja na primeira ou na última divisão, o Vitória é eterno! Porque este símbolo não é só de um clube: é da cidade, da história que partilhamos com os mais novos e do orgulho de um povo que sempre lutou contra as mais variadas adversidades. Peço a todos que regressem ao seio da família vitoriana, porque todos somos poucos. O Vitória não é quem o dirige ou dirigiu: é, e sempre será, o símbolo vivo de uma das mais belas baias do mundo!
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito








Também penso assim, há 35 anos que sou sócia!
@destacar
@seguidores