País
Em Destaque

A votação da “Palavra do Ano 2024” já começou e está ao rubro! Descubra as candidatas

A votação para a "Palavra do Ano® 2024" já começou! Até 31 de dezembro, os portugueses podem escolher entre palavras que refletem os grandes temas do ano.

A tradição anual da Porto Editora voltou, e a eleição da “Palavra do Ano® 2024” promete acirrar os ânimos. Com uma lista de palavras que espelham os temas mais marcantes do ano, o público é chamado a votar na sua favorita até 31 de dezembro. A escolha final poderá definir o termo que melhor representa os desafios e conquistas deste período.

Entre as palavras a concurso destacam-se “auricular”, “conflitos”, “fogos”, “imigração”, “inclusão”, “INEM”, “jovem”, “liberdade”, “polícia” e “transpo”, refletindo tanto acontecimentos globais quanto realidades locais. Esta iniciativa, organizada pela Porto Editora em parceria com a Infopédia, tem elegido termos que traduzem o espírito de cada ano, como “professor” (2023), “guerra” (2022) e “vacina” (2021).

Desde 2009, a escolha da “Palavra do Ano” tem sido um marco na análise linguística e social de Portugal. Este projeto não só destaca os acontecimentos mais relevantes, mas também fomenta uma reflexão sobre a evolução da linguagem. Os interessados podem participar na votação através do site oficial www.palavradoano.pt e contribuir para eleger a palavra que marcará 2024.

A lista atual representa temas que foram notícia, inspiraram debates ou provocaram mudanças significativas. Quer seja pela força dos acontecimentos ou pela carga emocional que carregam, cada palavra conta uma história do ano que termina. Agora, a decisão está nas mãos dos portugueses, que podem fazer a sua escolha e deixar a sua marca.

Vote já e faça parte da história da “Palavra do Ano® 2024”!


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito