DestaqueSeixal

“A ‘primeira pedra’ para o Hospital no Seixal foi colocada no orçamento de Estado”

Cerimónia simbólica decorreu esta manhã

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, regressou esta quinta-feira ao concelho do Seixal para assistir à cerimónia de lançamento da primeira pedra da Unidade de Saúde dos Foros de Amora, na Quinta da Charnequinha, em Foros de Amora, que decorreu esta manhã e que o Diário do Distrito acompanhou em directo.

O tema do Hospital no Seixal foi abordado, quer durante os discursos protocolares, quer também nas conversas informais com autarcas e membros das comissões de utentes de saúde, com Ana Paula Martins a garantir que “acarinhamos este projecto, e por isso foi colocado em sede de Orçamento de Estado, e o Governo publicou a portaria 40/2025 em 15 de Janeiro, que destina mais de um milhão de euros para o processo de revisão do projecto e procedimentos para lançamento da empreitada”.

Para a ministra, “este é o início do caminho, e compreendo que a população espera há muito tempo por este Hospital e quer que aconteça rapidamente.

Mas o nosso compromisso está bem patente, e mais do que promessas, anúncios ou primeiras pedras, a nossa ‘primeira pedra’ para o Hospital no Seixal foi feita no Orçamento de Estado, e nós cumprimos e vamos cumprir.

E desejo muito que este hospital de proximidade seja uma realidade e possa ser mais um reforço de resposta, articulando com a ULS Almada-Seixal, possa ser mais um reforço no acesso à saúde das populações.”

Ana Paula Martins destacou ainda os projectos do Governo inseridos no PRR, “que foi uma alavanca muito grande para o desenvolvimento do SNS, sobretudo numa fase pós-pandémica, mas vamos ver se não será o último grande projecto de solidariedade europeu.

Quando cheguei ao Governo a saúde tinha uma taxa de execução baixíssima do PRR, situação que mudou entretanto, até porque entendemos priorizar em Bruxelas o investimento na saúde, em mais de 360 milhões, que vão ser empregues em equipamento médico pesado, muito importante nos dias de hoje, e em parte com um investimento no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Quando foi inaugurado, este equipamento hospitalar era uma grande esperança e referência, mas deixou de o ser, não por falta de empenho dos profissionais, mas por falta de investimento e de planeamento.”

A cerimónia de lançamento da 1.ª pedra da Unidade de Saúde dos Foros de Amora, contou ainda com intervenções de José Lourenço, representante da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, do presidente da Junta de Freguesia de Amora, Nelson Ramos, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, Pedro Azevedo, e Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Saúde como direito fundamental

“Esta é uma luta de muitos anos que a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal tem desenvolvido com as autarquias para que todos os utentes possam ter um médico de família”, destacou José Lourenço, relembrando “os avanços e recuos que teve este processo, mas esperamos que esteja a funcionar o mais rapidamente possível e com médicos”.

Nelson Ramos frisou “o grande significado deste momento para a freguesia, com a coincidência da cerimónia ser na altura em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, que permitiu o acesso a direitos fundamentais, e se há direito fundamental inegociável, é o da saúde. E hoje damos mais um passo firme na concretização desse ideal de Abril.”

“A nova Unidade de Saúde dos Foros de Amora resultará num ganho muito significativo para o município do Seixal, porque terá capacidade para receber até 28 mil utentes, reforçando a resposta dos cuidados de saúde primários no concelho” destacou Pedro Azevedo.

E deixou o desejo de que “para o próximo ano nos possamos encontrar aqui com o edifício construído, equipas a funcionar e utentes a ser atendidos”.

O compromisso com a promoção de estilos de vida saudável e “a visão holística da saúde no concelho” foi destacado por Paulo Silva, bem como os projectos do município neste campo, além da luta “por mais equipamentos de saúde, o direito de todos a médico de família e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde.

E estamos sempre disponíveis para trabalhar junto do Governo para construir melhores respostas, e para suprir a falta de equipamentos de saúde, e na forma como aproveitámos os protocolos estratégicos para realizar as candidaturas pelo PRR para esta USF em Amora e para a de Aldeia de Paio Pires, uma luta de mais de 40 anos da população.”

A luta pelo Hospital no Seixal foi também abordada pelo autarca, “por ser um equipamento fundamental para a população de Seixal e Almada e cuja construção é urgente, para complementar e resolver os problemas estruturais do Hospital Garcia de Orta, que foi construído para servir uma população de 200 mil pessoas, e actualmente os concelhos de Almada e Seixal têm cerca de 350 mil pessoas. Passaram 16 anos da assinatura do acordo estratégico, e continuamos a aguardar a sua construção.”

As obras já decorrem no local

Unidade de Saúde de Foros de Amora servirá até 28 mil utentes

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo a autarquia cedido o terreno e assumido os projetos de especialidade, com um investimento de cerca de 4 milhões de euros.

O contrato de financiamento entre a Administração Central do Sistema de Saúde IP e a Câmara Municipal do Seixal estabelece o apoio financeiro no montante global de cerca de 3 milhões e 600 mil euros, cabendo à autarquia o restante financiamento com verbas do orçamento municipal.

As populações mais abrangidas com este equipamento serão as de Soutelo, Pinhal Conde da Cunha, Foros de Amora e Belverde (freguesia de Amora) e Verdizela (freguesia de Corroios), permitindo um reforço da capacidade dos serviços de proximidade prestados à população em matéria de saúde.

O programa funcional da nova Unidade de Saúde dos Foros de Amora contempla duas Unidades de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Colocação de um papiro com assinatura de todos os presentes e de uma placa a assinalar a cerimónia


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

comentário

  1. É triste demais ver como uma ministra se presta a isto .