Uma mulher que viajava desde Bissau com 11 crianças foi presa no aeroporto de Lisboa por suspeita de tráfico de pessoas, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A suspeita viajava acompanhada de 11 crianças, alegando ser mãe de uma delas, e apresentou às autoridades de fronteira um documento que era da sua verdadeira filha, com o qual apresentava semelhanças fisionómicas”, disse o SEF num comunicado.
A detenção ocorreu na noite de sábado devido aos “fortes indícios” da prática do crime de tráfico de seres humanos, auxílio à migração ilegal e uso de documento de viagem de terceiros, segundo o SEF. Além disso, o SEF informou que 10 crianças foram entregues em segurança a familiares que se encontravam em Portugal.
A outra menor foi acompanhada por uma equipa multidisciplinar, especialmente treinada para casos de tráfico de seres humanos, e, posteriormente, encaminhada para uma casa abrigo, destinada ao acolhimento de crianças e jovens suspeitos de terem sido vítimas deste crime.
Segundo o SEF, foram apreendidos dois documentos de viagem, dois cartões de embarque e uma autorização de viagem internacional. A detida deve comparecer na segunda-feira à autoridade judicial para poder ser aplicada uma eventual medida de coação.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito