País

A intensificação das relações económicas e a adesão de Timor-Leste à ASEAN foram destaques durante a visita do MNE a Jacarta, Díli e Manila 

João Cravinho visita três países do Sudeste Asiático: Indonésia, que preside à ASEAN; Timor-Leste, acompanhando a visita oficial do Primeiro-Ministro; e Filipinas, que recebe pela primeira vez um chefe da diplomacia portuguesa.

A deslocação começa nesta segunda na Indonésia. Em Jacarta, o ministro português reúne com a sua colega Retno Marsudi, que é a primeira mulher a ocupar o cargo.

Eles querem conversar sobre a adesão de Timor-Leste à ASEAN, uma associação de países do Sudeste Asiático que a Indonésia preside agora.

As relações económicas, considerando a recente criação de uma Câmara de Comércio e as perspetivas para uma missão empresarial, também estarão presentes na pauta da reunião.

Os dois ministros ainda discutirão tópicos da atualidade internacional, em particular as consequências da guerra entre a Rússia e Ucrânia.

Na terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa, vai visitar o país. O MNE vai acompanhar as reuniões com o Presidente da República, José Ramos Horta, o primeiro-ministro, Xanana Gusmão e outras autoridades do país.

A reunião do MNE com o homólogo Benedito Freitas terá início na manhã dessa quarta-feira. Esta visita a Timor-Leste, um país parceiro da CPLP, quer melhorar as relações entre os dois países, como economia, mobilidade, desenvolvimento sustentável e soluções para problemas globais. Durante a viagem, o MNE vai visitar as Filipinas.

É a primeira vez que um chefe da diplomacia portuguesa vai visitar o país.

As questões financeiras, como o potencial de cooperação nas energias renováveis, serão um dos principais temas da agenda. Na sexta-feira à tarde, o ministro João Gomes Cravinho vai encontrar-se com o seu colega Enrique Manalo para discutir a questão financeira e o papel das Filipinas como país coordenador do diálogo das relações UE-ASEAN. O MNE vai ter reuniões com o presidente da Câmara de Comércio UE-Filipinas e com o chefe da delegação da União Europeia. Na quinta-feira, será realizada uma reunião com o Ministro da Energia, Raphael Lotilla, e um jantar com diversos membros do Governo filipino.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito