AgendaPalmela
Em Destaque

A Feira Comercial e Agrícola de Poceirão celebra tradição e cultura no mundo rural

A 34.ª edição do evento destaca-se pela promessa de um desfile etnográfico memorável.

Foi no Pavilhão do Parque Mário Bento, em Poceirão, que na passada sexta-feira, 17 de maio, a organização da Feira Comercial e Agrícola de Poceirão apresentou o programa oficial da 34.ª edição de 2024.

A Feira Comercial e Agrícola de Poceirão vai ter início já no dia 30 de maio e terminará a sua edição de 2024 a 2 de junho. Este evento, que remonta a 1989, é um marco na celebração da cultura e da agricultura local, apresentando uma vasta gama de expositores comerciais e agrícolas, incluindo ovinos e bovinos.

A inauguração está marcada para o próximo dia 30 de maio, pelas 19h30, com a presença dos Bardoada – Grupo do Sarrafo. Pelas 21h00 é realizada a eleição da Rainha da Feira com um espetáculo musical com Marisa Ramos e Paper Hearts.

No segundo dia de evento, a animação está a cargo dos Tiborna, que sobem ao palco pelas 21h00. A seguir é a vez de Luís Rouxinol também fazer o espetáculo, pelas 23h30.

No dia 1 de junho, a noite é de Mónica Sintra que soube ao palco da Feira pelas 23h30.

O ponto alto deste ano será o Desfile Etnográfico, em comemoração aos 50 anos do 25 de Abril, destacando a participação ativa do movimento associativo da freguesia. Leandro Rocha, presidente da Comissão da Feira, afirmou: “O desfile é o que mais destaco, sei que é um bocadinho mau dizer isto, mas o desfile irá ser um dos pontos mais altos de sempre. Tem sido feito um investimento enorme no desfile e vai valer muito a pena assistirem ao desfile.

Além disso, a Noite Jovem promete trazer uma nova energia à feira, um projeto que, segundo Leandro Rocha, “já estava pensado há algum tempo, mas por limitações da pandemia, nunca se avançou.

A presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, reforçou a importância comunitária do evento: “Esta é uma feira que nasce da vontade das populações, da vontade daqueles que têm orgulho da sua terra. É no mundo rural, e nestes territórios mais rurais, mais dispersos, que qualquer evento é e será sempre mais difícil de fazer.

Luís Calha, vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela, destacou o papel fundamental da feira na promoção da identidade local: “A Feira Comercial e Agrícola de Poceirão é a montra que mostra o que se faz neste território.” Ressaltando a importância do enoturismo e da diversidade agrícola da região, afirmando que Poceirão é um território rico que combina várias atividades económicas, desde a suinicultura até à produção vinícola.

A Feira Comercial e Agrícola de Poceirão não é apenas um evento de exposição, mas um momento de encontro e celebração da comunidade, refletindo a essência e o orgulho das suas gentes.

Venha participar e conhecer o melhor do Poceirão, onde a tradição se encontra com a inovação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito