O Grande Jantar do Clube Naval de Sesimbra no Hotel do Mar. 94 anos de histórias.
A icónica associação náutica de Sesimbra comemorou o seu aniversário no Hotel do Mar, num jantar emocionante sábado passado. O evento reuniu todos, ou quase todos, os apaixonados e dedicados à história da marina de Sesimbra, sem se esquecer de partilhar a estratégia para as futuras conquistas.
A comemoração do 94.º aniversário do Clube Naval de Sesimbra contou com a presença de César Pratas, vice-presidente do Clube Naval, Sónia Lage, da capitania da Marinha, Marco Sousa, da Câmara Municipal de Sesimbra e Sérgio Faias, presidente do conselho de administração da Docapesca. Este ano, juntou-se à cerimónia Teresa Morais, a vice-presidente da Assembleia da República, que está a par dos projetos desenvolvidos pela histórica associação naval de Sesimbra.
Enquanto a bela vila portuguesa se preparava para adormecer, dezenas de sócios e figuras icónicas do clube naval homenagearam a instituição quase centenária no pitoresco Hotel do Mar, em Sesimbra, que está há 94 anos a projetar o nome da vila aos mais distantes palcos internacionais.
São inúmeras as atividades realizadas na marina. Há dois anos, a dupla Filomena Sá Pinto e Carla Siopa consagrou-se campeã europeia no concurso de fotografia subaquática. Já em 2023, Nuno Gonçalves e Ana Gomes tornaram-se campeões do mundo na mesma modalidade, em Cuba. A dupla seguirá para Albânia, em outubro, e recebeu, na noite de sábado, o troféu “João Chagas” das mãos de Fernando Silva, presidente do Clube Naval.
Durante a cerimónia, os garfos e facas “pescaram” facilmente o espadarte dos pratos. Este peixe, que é “um dos mais tradicionais de Sesimbra“, é conhecido pela dificuldade em ser apanhado, e o clube homenageia-o em vários eventos, “apesar de nunca termos apanhado nenhum“, desabafou com humor, durante o clássico discurso, o presidente do Clube Naval, Fernando Silva.
Visão para o futuro
A cerimónia anual é também uma oportunidade para divulgar entre os interessados a visão para o futuro da associação. Fernando Silva explicou que “a prioridade é concretizar a expansão da marina”. A marina estava para ser entregue ao Clube Naval em 2021, mas a construção da ponte do cais 4, onde estão atracadas embarcações de pesca, fez com que o processo fosse adiado. Fernando Silva espera que o dinheiro destinado à construção “não seja retirado à APSS” e que “em 2025 ou 2026 se faça a expansão da marina”.
Fernando Silva acredita acredita que o projeto de longa data para a ampliação do edifício do Clube será concretizado em breve. “As instalações já são reduzidas para as atividades”, argumenta, mas primeiro é necessária a autorização da APSS-Associação dos Portos de Setúbal e Sesimbra, visto que é a empresa proprietária do terreno onde o edifício foi construído.
É também prioridade que seja autorizada a “pesca submarina desportiva“. O clube já se reuniu com o diretor do ICNF e com as entidades responsáveis em Setúbal e espera que, brevemente, o novo programa passe a permitir a prática desta modalidade na costa de Sesimbra. “Uma das nossas pretensões é realizar estas atividades desportivas, e poder organizar campeonatos do mundo de pesca desportiva em Sesimbra, além da fotografia subaquática”, destacou o presidente.
Por fim, para financiar as atividades náuticas, foi autorizada pela APSS a construção de “quatro ou cinco pequenas lojas” da associação, informou o presidente.
Sócios em homenagem
O bolo foi cortado após os discursos da vereadora Argentina Marques, do vice-presidente César Pratas, de Marco Sousa, diretor da Docapesca, e de Teresa Morais, vice-presidente da Assembleia da República. Antes disso, foram homenageados os sócios que completaram 25 anos no clube, com destaque para o sócio Justino da Silva Marques, que contou 50 anos como membro do clube. “Um orgulho e uma honra” para o Clube Naval, disse o presidente.
Ancorados no presente, os sócios receberam um caloroso abraço e foram medalhados ao som dos copos de champanhe e das palmas das mais diversas figuras presentes neste histórico dia em Sesimbra. Não esquecendo das gerações que, antes deles, fizeram do Clube um marco inconternável em todo o distrito, e com projeção inernacional.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito