Internacional

462 quilos de cocaína apreendidos na Costa Rica tinham como destino o Porto de Setúbal

Cocaína estava dissimulada num contentor com fruta.

As autoridades da Costa Rica apreenderam 462 quilos de cocaína armazenados num contentor com fruta cujo destino era Portugal, nomeadamente o Porto de Setúbal. A operação decorreu este domingo no cais de Gaston Kogan, localizado em Moín, na província de Limón.

“É importante que mais uma vez a polícia costa-riquenha actue contra o narcotráfico, detenha os quilos de cocaína que seriam reexportados, enviados da Costa Rica para a Europa”, afirmou na ocasião o ministro da Segurança Pública, Mario Zamora, em comunicado citado pela agência Efe.

Ainda segundo a mesma fonte, a droga foi encontrada quando os agentes da Polícia de Controlo de Drogas (PCD) realizavam uma fiscalização no cais e detectaram várias embalagens suspeitas, nas quais se encontravam 462 quilos de cocaína.

Segundo as autoridades, a droga costuma chegar à Costa Rica em barcos provenientes da América do Sul, sendo que grupos criminosos locais encarregam-se de receber os carregamentos, armazená-los e depois introduzi-los em contentores de produtos legais, para despachá-los principalmente para a Europa, neste caso, para Portugal.

Durante 2022, a PCD detectou pelo menos oito contentores com um total de 9,5 toneladas de cocaína, face aos 19 contentores com uma carga de 16,1 toneladas de cocaína apreendidos em 2021 e 17,1 toneladas em 17 contentores em 2020. Em 2023, as autoridades encontraram pelo menos três contentores com cerca de 2,2 toneladas de cocaína.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito