Palmela
Em Destaque

268.ª Festa de Todos os Santos: Tradição e novidades na centenária festa da Quinta do Anjo

Uma comissão de festas jovem promete revitalizar a centenária celebração da Quinta do Anjo. Apesar das dificuldades, a associação conseguiu aumentar a adesão dos feirantes e espera uma maior afluência do público.

A 268.ª edição da tradicional Festa de Todos os Santos na Quinta do Anjo foi oficialmente apresentada na Casa Arrabidine. O evento, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, marca uma nova fase com a introdução de uma jovem Comissão de Festas, dedicada a manter e expandir a tradição do evento centenário que já passou por períodos difíceis.

A apresentação contou com a presença de autoridades locais, incluindo Calado Mendes, diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Palmela, que substituiu o presidente Álvaro Amaro e a Vereadora Maria João Camolas, ausentes do evento. Também estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, António Mestre, e a secretária da Assembleia de Freguesia, Rita Marcelino.

Este ano, a festa trará novidades importantes, como um aumento significativo no número de feirantes, com cerca de 40 barracas previstas, ampliando a oferta de produtos e entretenimento para os visitantes. “Este é um número bastante elevado, o que mostra o crescimento da festa”, afirmou João Coelho, presidente da comissão de festas, destacando o empenho na continuidade desta tradição secular.

Os momentos musicais estarão distribuídos por várias zonas da aldeia, além de um leilão e as largadas de touros, uma antiga tradição destas festas.

O orçamento do evento está estimado entre 20 e 21 mil euros, com apoio da Câmara Municipal de Palmela, que garantiu 4.800 euros, e da Junta de Freguesia, que contribuiu com 2 mil euros. Adicionalmente, haverá 1.800 euros destinados à tenda de exposições e artesanato, somando-se ao apoio de 7.300 euros da Câmara (apoio financeiro mais custos logísticos), que cobre custos como som, artistas e iluminação.

A nova associação de festas pretende revitalizar o evento, mantendo o seu caráter tradicional, mas apostando em atrações que possam atrair visitantes de toda a região, incluindo áreas como Setúbal e Sesimbra. Um exemplo foi a contratação do DJ Pedro Monchique, conhecido na zona da Arrábida, e do espetáculo musical da popular artista Rosinha. “Queremos atrair mais público fora da freguesia, e estamos a trabalhar para tornar as festas um evento ainda mais abrangente”, reforçou o presidente.

Programa

31 de outubro:

  – Abertura do recinto às 18h00.

  – Sessão oficial de abertura às 20h30 na Sociedade de Instrução Musical.

  – Concerto com Jorge Nice às 21h30.

  – Primeira largada de touros às 22h30.

  – Atuação de DJ residente às 23h30.

1 de novembro, Dia de Todos os Santos

  – Missa às 10h30 na Igreja de Nossa Senhora da Redenção.

  – Procissão às 15h30.

  – Leilão dos Santos às 17h30.

  – Segunda largada de touros às 18h00.

  – Concerto da Orquestra Barroca da Sociedade Filarmónica Humanitária às 19h00.

  – Concerto da Rosinha às 22h30.

  – Terceira largada de touros às 23h30.

  – DJ Pedro Monchique à meia-noite.

2 de novembro

  – Peddy-paper às 11h00, organizado pelos Escuteiros.

  – Torneio de Karaté às 14h00.

  – Visita guiada à adega histórica às 16h00.

-17h30, uma novidade, o Leilão dos Santos.

Em princípio, será a primeira sala da Sociedade de Instrução Musical. Uma forma de agregação de fundos para cobrir os custos que a festa tem para a associação de festas, que acaba por ser uma “brincadeira” para a população.

– Concerto da Orquestra Ligeira e Coro da SIM às 21h30.

– Tributo à banda Queen às 23h00.

– Largada de touros às 23h30.

– DJ Pedro Monchique com ‘hits’ dos anos 80, 90 e 2000 à 1h00.

3 de novembro

  – Caminhada “Todos os Santos Ajudam” às 10h00.

  – Eucaristia Dominical às 10h30.

  – Concerto da Camerata do Instituto Superior Técnico às 15h30.

  – Procissão das velas às 18h00.

  – Café-concerto com Simão Correia às 21h30.

  – Encerramento com a Banda da Sociedade de Instrução Musical às 23h00.

A comissão Festa de Todos os Santos promete honrar a tradição, e, ao mesmo tempo, inovar e atrair um público mais abrangente.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

    1. Diário do Distrito só para relembrar que falta duas largadas no sábado às 18:00 e no domingo às 17:00